A inspiração como exemplo: projeto “Tudo o que fizerdes ao menor”

Projeto “Tudo o que fizerdes ao menor” leva apresentações teatrais e momentos de leitura poética com o escritor e ator Chico de Aquino a escolas públicas e Unidades de Medidas Socioeducativas do Distrito Federal

Escritor e ator Chico de Aquino - Foto: Marcos Linhares.

Em tempos de tristeza, medo e dúvida, nada melhor que uma ação que possa falar em esperança. Essa é a proposta do Projeto "Tudo o que fizerdes ao menor", que terá nova edição iniciada no Centro de Ensino Médio I (CEM I), de Sobradinho (Quadra 04, Área Especial 04), nos dias 25 de outubro (terça-feira) e 03 de novembro (quinta-feira), com quatro apresentações por dia, ou seja, duas em cada turno. Realizado pelo Grupo de Resgate Ambiental (GRA), o projeto levará apresentações de teatro, momentos de leitura poética e declamações com Chico de Aquino, ator e escritor do poema homônimo do projeto, a escolas públicas e Unidades de Medidas Socioeducativas do Distrito Federal. Por meio de um Termo de Fomento, o projeto é apoiado pelo Governo do Distrito Federal por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, da Secretaria de Educação e da Secretaria de Estado de Justiça – SEJUS/SUBISIS/GDF. A iniciativa também conta com o apoio institucional da Federação Nacional das Guardas Mirins (FENGMB) e do Instituto Fazer o Bem.

Depois do CEM 1 de Sobradinho, o projeto realizará apresentações no Gama: no Centro Educacional 07 (CED 07- St. Central EQ 15/17 praça 01 Lote 3), na quinta-feira (10/11) e no Centro de Ensino Médio II do Gama (ÁREA ESPECIAL OESTE LOTES 27/36 - SETOR OESTE), na segunda-feira (21/11). O projeto será finalizado na Unidade de Internação Provisória de São Sebastião (UIPSS- Fazenda da Papuda, s/n), nos dias 26 de dezembro, 03 e 05 de janeiro de 2023.

Cláudio Oliveira do Grupo de Resgate Ambiental - Foto: Marcos Linhares.

Cláudio Oliveira, do GRA, explica que Chico de Aquino, sempre que interage com crianças e adolescentes, consegue se conectar com eles. "Há de tudo quando Aquino entra em cena. A força de sua atuação, de sua história de vida toca a todos, e é um orgulho para nós estarmos executando esse projeto idealizado por ele", diz.

Para Chico de Aquino ter contato com esses alunos e menores internos é um desafio e uma missão. "A cada encontro buscamos fazer com que celulares e outras distrações, tristezas e medos possam ser trocados pela força da poesia, das palavras que são levadas de um ser humano para outro, de um artista para o seu público, que tanto precisa sonhar", revelou o escritor e ator.
Chico de Aquino

O autor já ministrou 550 apresentações do mesmo evento por meio de patrocínios institucionais da Caixa Econômica Federal e do Fundo de Apoio à Cultura do DF entre os anos de 2003/2009, todas realizadas na rede de ensino do Distrito Federal e recebe o prêmio MÃO DA CIDADANIA, promovido pelo Jornal Correio Braziliense, em 2009, na categoria cultura. Também é premiado pelo FAC CULTURA BRASÍLIA 60 e pelo Prêmio Aldir Blanc Grande Circular promovido pela Secretaria de Cultura em 2020. Esses últimos na categoria literatura. Autor dos livros "Tudo o que fizerdes ao menor" e "Índia Amazônia".

Grupo de Resgate Ambiental (GRA)
Associação civil dotada de personalidade jurídica de direito privado, tem duração por tempo indeterminado e de caráter beneficente, com autonomia administrativa, patrimonial e financeira, constituída em 26/11/2014.

Alguns dos projetos realizados pela entidade:
- Guarda Mirim Ambiental (GMA) - projeto social de disciplina militar, com base no reforço Escolar para crianças e adolescentes entre 07 e 17 anos;

- Brigada Ambiental - projeto social voluntário de contenção de incêndio para maiores de 21 anos com o curso de brigadista;

- Escolinha de futebol para crianças e adolescentes entre 07 e 18 anos.

Informações: (61) 99211-4482

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom