Atendimento Home Care cresce e Odontologia em domicílio para ser opção de cuidado para idosos e pessoas impossibilitadas de irem ao consultório




Atendimento Home Care cresce e Odontologia em domicílio para ser opção de cuidado para idosos e pessoas impossibilitadas de irem ao consultório


Sócia-fundadora da Odonto em Casa, Dra. Maria Letícia Rassi Guimarães, dentista especialista em Odontogeriatria e Mestre em Gerontologia Biomédica, explica a importância do tratamento preventivo e curativo

 

O aumento da expectativa de vida e envelhecimento da população brasileira fez com que o atendimento em Home Care ganhasse cada vez mais força no país, tanto que em 2020 foram registradas 830 empresas deste segmento no Brasil, segundo o censo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e o Núcleo Nacional de Empresas de Serviço de Atenção Domiciliar (Nead). Com equipamentos odontológicos móveis, toda a segurança, conforto e comodidade, o atendimento em domicílio tem se tornado uma opção para pacientes com restrições de locomoção, deficiências física/mentais, doenças degenerativas, sequelas neurológicas, pacientes em cuidados paliativos ou com qualquer outra limitação que os impeça de irem ao consultório odontológico.


"A maioria dos meus pacientes possuem grandes restrições físicas e motoras; por isso, é necessário um atendimento mais personalizado. A maioria é de idosos ou com doenças graves que passaram a cuidar da saúde bucal quando as famílias entenderam a necessidade de tratar os problemas existentes, mas também evitar que a boca se torne uma via de infecção/inflamação devido à falta de cuidados diários. Com a opção de tratamento em domicílio (home care), temos feito um trabalho intenso de conscientização sobre a importância de priorizar também a saúde bucal", explica a sócia-fundadora da Odonto em Casa, Dra. Maria Letícia Rassi Guimarães.


Em domicílio

É possível realizar quase todos os procedimentos na casa dos pacientes - desde a prevenção até o tratamento de quadros infecciosos que possam ter como porta de entrada a cavidade bucal. "Infelizmente, a saúde bucal é muitas vezes deixada de lado, mas atualmente, percebemos um movimento de outros profissionais da saúde que estão reforçando a importância deste cuidado básico. Hoje, somos muito indicados por médicos geriatras, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e cuidadores de idosos, além dos dentistas", destaca a dentista especialista em Odontogeriatria e Mestre em Gerontologia Biomédica, da Odonto em Casa.

 

Curativo x Preventivo

O tratamento bucal destes pacientes, infelizmente, ainda é mais curativo do que preventivo. Segundo a dentista especialista em Odontogeriatria, é fundamental que, após o cuidado dos dentes, cuidadores e familiares saibam como manter a higienização de forma adequada no dia-a-dia, respeitando as limitações do paciente e usando manobras adequadas para não colocá-los em risco, principalmente em casos que o paciente já não responde a comandos como abrir a boca ou cuspir. 

 

"A adequação do meio bucal traz mais saúde para o paciente, mas é um trabalho contínuo. Não adianta fazer todo o cuidado hoje e não manter. Por isso, também tenho realizado treinamento de muitos cuidadores e familiares para que possam ter uma rotina em relação à higiene bucal, levando em consideração idade, doenças e/ou outros fatores. Desta forma, passamos do tratamento apenas curativo para o preventivo, evitando lesões e/ou infecções. E, mais do que isso, ensinando quem está junto, a perceber sinais de possíveis problemas bucais que possam impactar na saúde geral", explica Dra. Maria Letícia Rassi Guimarães.



Sobre Odonto em Casa

Empresa fundada em 2020, pela Dra. Maria Letícia Rassi Guimarães, dentista especialista em Odontogeriatria e Mestre em Gerontologia Biomédica, a Odonto em Casa foi criada para atender pacientes com restrições de locomoção, deficiências física/mentais, doenças degenerativas, sequelas neurológicas, pacientes em cuidados paliativos ou com qualquer outra limitação que os impeça de irem ao consultório odontológico. O atendimento é realizado em domicílio com equipamentos odontológicos móveis, com toda a segurança, conforto e comodidade. São realizados quase todos os procedimentos desde a prevenção até o tratamento de quadros infecciosos que possam ter como porta de entrada a cavidade bucal. Além do atendimento personalizado em domicílio, a Odonto em Casa também ministra treinamentos para cuidadores e familiares em relação à higiene bucal, levando em consideração idade, doenças e/ou outros fatores.






Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom