Com foco em impacto social e gestão de resíduos, Grupo Marista traça compromissos para triênio 23/25

 Iniciativas de bolsas para educação e atendimento SUS devem ser fortalecidas; na área ambiental, meta é redução gradual de aterro e que 85% do consumo de energia seja de fontes renováveis

Número de atendimentos pelo Sistema Único de Saúde nos hospitais do grupo teve crescimento de 11% em comparação com 2020
Créditos: Divulgação/Grupo Marista

Acesso à educação e à saúde, gestão de resíduos e inclusão. Esses são alguns dos compromissos elencados pelo Grupo Marista para os próximos anos. Com mais de 12 mil colaboradores distribuídos em hospitais, editora, universidade e escolas de educação básica e sociais, uma das metas previstas é garantir cada vez mais o acesso à educação da população por meio de bolsas de estudo. Atualmente, as instituições do grupo vêm ampliando essa concessão, a cada ano, com ofertas custeadas com recursos próprios. Em 2021, 3.596 das bolsas concedidas, ou 26%, foram acima do marco legal da filantropia, o que corresponde a R$ 47 milhões em investimento privado próprio. Ou seja, além das que estão previstas e devem ser concedidas por lei, o Grupo Marista investe também seus recursos em um número maior de bolsas de estudo. 

“Nosso programa de concessão de bolsas sociais possibilita o ingresso na educação básica e no ensino superior, e dá a oportunidade para que a sociedade seja transformada por meio da educação. Acreditamos que esta é uma forma de combater a desigualdade social e levar melhoria de qualidade de vida para famílias inteiras”, comenta o superintendente do Grupo Marista, Antonio Luiz Rios. 

Presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e na cidade de Goiânia, o Grupo Marista tem forte atuação nas duas áreas mais afetadas pela pandemia: saúde e educação. E a segunda edição do Relatório de Sustentabilidade da instituição, lançada em setembro, foi construída ao longo de todo o ano de 2021, incluindo iniciativas implementadas nos períodos mais críticos da crise sanitária. O material foi produzido pela primeira vez em conformidade com as normas da Global Reporting Initiative (GRI).

Sustentabilidade

O aumento das fontes de energia renovável no abastecimento das unidades do Grupo Marista tem sido uma das grandes conquistas dos últimos anos. Em 2021, esse percentual chegou a 79% do consumo, superando a meta estipulada inicialmente que era de 75%. Para 2022, a expectativa é chegar a 85% de energias renováveis nos espaços da instituição. 

Hoje, esse fornecimento vem de fontes como o Mercado Livre de Energia (72%) e de usinas de biomassa (5%) e solar (2%). Iniciativa que também traz economia. Só devido ao Mercado Livre, o Grupo Marista economizou o equivalente ao consumo de 1.632 residências. É como se 1.699 árvores tivessem sido plantadas e 613 toneladas de CO2 deixassem de ser emitidas.

O gerenciamento de resíduos é outro desafio, principalmente por se tratar atuação em segmentos que têm normas próprias. Com projetos inovadores, iniciativas de logística reversa têm se mostrado importantes alternativas. Em Curitiba (PR), os hospitais Universitário Cajuru e Marcelino Champagnat, que fazem parte do Grupo Marista, criaram, em plena pandemia, um projeto para reciclagem dos enxovais hospitalares. Com isso, conjuntos de roupas usados por pacientes e equipes são transformados em revestimento automotivo. As peças são armazenadas, coletadas e então desfibradas para ganharem novos usos. O projeto já fez com que 1,7 toneladas de enxovais deixassem de ser resíduos, descartados em lixo comum ou infectante, para passar a ser matéria-prima. 

Garantia de direitos

Ao longo dos últimos três anos, 38.515 bolsas de estudo foram concedidas nas unidades de educação básica, ensino superior e educação técnica de nível médio do Grupo Marista. O crescimento nas concessões foi de 4% em 2021, se comparado a 2020, com quase 13.500 bolsas. A média de bolsistas em todos os níveis passa de 20% dos estudantes. 

“O programa de concessão de bolsas sociais possibilita o ingresso na educação básica e no ensino superior e dá a oportunidade para que a sociedade seja transformada por meio da educação. Dar acesso à educação à população economicamente menos favorecida é também combater a desigualdade social e levar melhoria de qualidade de vida para famílias inteiras”, avalia Antônio.

Na saúde, o número de atendimentos pelo Sistema Único de Saúde nos hospitais do grupo chegou a 117.330, um crescimento de 11% em comparação com 2020, além da superação dos marcos legais, previstos pelo SUS, nas unidades de atendimento. E a garantia de direitos também está presente nas ações em defesa da infância, com projetos como o Defenda-se, do Centro Marista de Defesa da Infância, que, com vídeos educativos, busca promover a autodefesa de crianças contra a violência sexual.

Compliance

Como não dá para falar em ESG sem falar de governança, o Grupo Marista tem investido em tecnologia e formação de pessoal nas áreas de compliance e gestão de riscos. Uma plataforma criada internamente, chamada Hércules, realiza consultas em diversas fontes de dados, internas e externas, para auxiliar nas tomadas de decisões estratégicas. Em 2021, o Hércules realizou 10.454 consultas a bases externas. Além disso, com o objetivo de identificar e gerenciar potenciais riscos em relacionamentos do Grupo Marista, a plataforma apoiou a área de Riscos e Compliance em 1.814 consultas de background check, número quase cinco vezes maior do que em 2020 – garantindo relações de maior confiança com todos os stakeholders.

“O mundo mudou e essa percepção já foi sentida na elaboração do nosso primeiro relatório. No último ano, não foi diferente e nós seguimos nos adaptando, transformando nossas prioridades em metas audaciosas voltadas para a estratégia ESG, uma parte cada vez mais importante das nossas operações e tomadas de decisões”, conclui.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom