Brasileiros serão os únicos do país a terem certificação internacional Welfair em bem-estar animal

Os treinamentos estão sendo realizados em Portugal e Espanha para as cadeias avícola, suinícola e bovina; capacitação permitirá que os consultores certifiquem outros técnicos

Os consultores Adriano Pascoa e Victor Lima, literalmente, cruzaram o oceano Atlântico para dar um upgrade no seu portfólio de treinamentos e capacitações. Os sócios da BEA Consultoria e Treinamento, iniciaram no mês de setembro e seguirão até novembro participando de capacitações na Europa voltadas para o bem-estar animal nas cadeias avícola, suinícola e bovina, para corte e leite.

Durante cerca de 40 dias, os consultores atualizarão seus conhecimentos por meio de cinco cursos práticos e teóricos para a obtenção, inédita no Brasil, da certificação Welfair, concedida pelo Instituto de Pesquisa e Tecnologia Agroalimentar (IRTA), que atesta o trabalho de bem-estar animal realizado por várias organizações no mundo.

A estadia da dupla na Europa começou no dia 29 de setembro, nas cidades de Constância e Tomar, em Portugal, com participação de Pascoa no curso de auditor de bem-estar em bovinos de corte, ofertado pela empresa FarmIN. Já Lima, no dia 04 de outubro, chegou no vilarejo de Monells, província espanhola de Girona, e iniciou uma série de estudos para capacitação na certificação Welfair para os protocolos de suínos (matrizes e terminação) realizado pelo IRTA.

Na sequência da viagem, ainda em Monells, ambos participarão de treinamentos do IRTA. Lima estará no curso de capacitação nos protocolos de produção e abate de frangos, enquanto Pascoa será um dos alunos da capacitação nos protocolos do bem-estar de gado leiteiro.

“O mercado consumidor está a cada dia mais exigente e os critérios que têm crescido bastante nesses anos são justamente aqueles relacionados ao bem-estar dos animais. Nesse sentido viemos buscar na Europa um selo que pudesse se adaptar à nossa realidade no Brasil, mas sem perder o compromisso com a qualidade de vida dos animais”, detalha Pascoa.

Ampliação do público-alvo
A partir da obtenção da certificação, por meio do selo concedido pelo Instituto de Pesquisa e Tecnologia Agroalimentar (IRTA), a BEA planeja ampliar o seu trabalho de capacitações e treinamentos para empresas e auditores em toda a América Latina.

Lima ressalta que todas as capacitações destacam a evolução das cinco liberdades do bem-estar animal.

“A certificação Welfair utiliza o protocolo Welfare Quality que são protocolos práticos que evoluíram baseados na ciência do bem-estar animal e nas cinco liberdades. São utilizados quatro princípios e 12 critérios que permitem avaliar o bem-estar em todos os sistemas de produção animal inclusive nos frigoríficos”, ressalta.

Certificação Welfair: como funciona?
O Welfair é o único certificado independente aprovado pelo Instituto de Pesquisa e Tecnologia Agroalimentar (IRTA) em colaboração com o Instituto Basco de Pesquisa e Desenvolvimento Agrícola (NEIKER), além de ser, segundo pesquisa realizada na Europa, o selo de bem-estar animal mais confiável entre os consumidores. Baseada nas referências europeias, essa certificação avalia e monitora o bem-estar animal nos sistemas de produção e frigoríficos de bovinos, suínos e ovinos, bem como de galinhas poedeiras, frangos, coelhos e perus.

Criada em 2018, a certificação é fruto de 15 anos de pesquisa e do trabalho de mais de 400 cientistas de todo mundo. Pela primeira vez, essa avaliação está diretamente ligada à observação dos animais, seu progresso e comportamento, além de permitir que produtores e gerentes de frigoríficos conheçam os status de bem-estar animal de suas instalações.

Viaje com Adriano e Victor
A passagem pela Europa será de muito conhecimento. Adriano e Victor estão mostrando suas rotinas com relatos diários das capacitações, dos destinos e do lazer que Portugal e Espanha oferecem, movimentando as redes sociais da BEA Consultoria e Treinamento.

E para não ficar de fora, basta acessar https://www.instagram.com/beaconsultoria/, ativar as notificações e ficar atento ao feed e aos stories do perfil. Vem muito estudo e aventura por aí!

Sobre a BEA Consultoria e Treinamento
Experiência de 13 anos no mercado, a BEA tem no manejo racional e bem-estar animal suas principais bandeiras de atuação. A companhia de Sacramento, em Minas Gerais, é especialista em treinamentos e consultorias para empresas das cadeias avícola, suinícola e de bovino, corte e leite.

Além das capacitações voltadas para empresas, a BEA promove aulas para cursos de pós-graduação, vaqueiros, técnicos, motoristas do toda América do Sul, e desenvolve pesquisa e projetos arquitetônicos para instalações em currais e confinamentos.

Mais informações: https://www.beaconsultoria.com/

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom