Mordida cruzada: como ela afeta as atividades do dia a dia?

Um dos tratamentos indicados para mordida cruzada são os alinhadores transparentes, mais confortáveis que aparelhos ortodônticos com braquetes
Créditos: Divulgação/ClearCorrect

Dificuldades na respiração e na dicção são alguns dos problemas causados pelo distúrbio

Perceptível na maioria dos casos, a mordida cruzada é um problema bucal comum, que começa a ser notado, normalmente, na infância. O distúrbio consiste no desencontro entre os dentes da arcada superior e os da arcada inferior. “Pode ser genético ou causado por outros fatores externos, como chupar o dedo ou chupetas, uso excessivo de mamadeiras e perda precoce dos dentes. Tudo isso pode causar o desalinhamento na arcada”, explica a dentista Caroline Aranalde.

Tipos

1) Mordida cruzada anterior: ocorre quando os dentes da frente da arcada superior não cobrem a inferior.

2) Mordida cruzada posterior: ocorre quando os dentes de trás não possuem o encaixe correto.

3) Mordida cruzada lateral: ocorre quando o desalinhamento é apenas em um dos lados da boca.

Consequências

Muito além da aparência, a mordida cruzada pode causar diversos problemas incluindo dores na mandíbula e enxaqueca. “O desalinhamento prejudica no desenvolvimento fonoaudiólogo, na mastigação e também na respiração dos pacientes. Se duradouro, o quadro pode trazer problemas como bruxismo, perda de dentes, e comprometimento das articulações, apresentando estalos na abertura e fechamento da boca, o que causa dor de cabeça, dor muscular e zumbidos no ouvido. A postura também pode ser prejudicada”, informa a dentista e especialista da ClearCorrect.

Tratamento

O tratamento ortodôntico é uma das formas utilizadas para corrigir o distúrbio. “Os aparelhos ortodônticos ou alinhadores transparentes são algumas das opções indicadas. E para melhores resultados, o tratamento deve ser realizado o mais precocemente possível.” A especialista ainda ressalta a importância da consulta ao dentista, para que ele possa avaliar o caso e assim sugerir a melhor forma de tratamento.

Sobre a ClearCorrect

A ClearCorrect é a segunda maior marca de alinhadores transparentes para tratamentos ortodônticos do mundo, pertencente ao Grupo Straumann, com produção concentrada na fábrica em Curitiba (PR). O sistema da ClearCorrect promove a movimentação dentária por meio de pressões exercidas em determinadas regiões do dente, resultando na remodelação óssea. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom