Dia Nacional de Prevenção da Obesidade: Hospital Brasília inaugura Núcleo Integrado de Obesidade e Cirurgia Bariátrica

 


Dia Nacional de Prevenção da Obesidade: Hospital Brasília inaugura Núcleo Integrado de Obesidade e Cirurgia Bariátrica

 

Serviço aberto na Unidade Águas Claras conta com uma linha de cuidados especializada para atender os pacientes

 

O Dia Nacional de Prevenção da Obesidade é celebrado nesta terça-feira (11) e tem como objetivo alertar para os problemas causados pela doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. De acordo com o último levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 570 mil pessoas estão acima do peso no Distrito Federal, ou seja, 55% da população. 

Com equipe composta por profissionais especializados que acolhem os pacientes, o Hospital Brasília Unidade Águas Claras, pertencente à Dasa, maior rede de saúde integrada, inaugurou o Núcleo Integrado de Obesidade e Cirurgia Bariátrica. Trata-se de uma linha de cuidado ambulatorial que traz a comodidade de ofertar em uma única estrutura física o tratamento completo aos pacientes, passando pelas etapas de avaliação pré-operatória, cirurgia bariátrica e acompanhamento pós-operatório. Até mesmo os exames necessários são realizados na unidade e processados em parceria com o Exame Medicina Diagnóstica.

“O sucesso da cirurgia bariátrica e do emagrecimento dependem de uma série de acompanhamentos feitos por um corpo clínico completo para que o paciente consiga ter bom desempenho. Por isso, o diferencial do Núcleo são os profissionais especializados em obesidade, que fazem com que o paciente tenha um atendimento humanizado e cercado de cuidado por todos os lados”, ressaltou o cirurgião do aparelho digestivo, especialista em cirurgia bariátrica e coordenador do Núcleo Integrado de Obesidade e Cirurgia Bariátrica, do Hospital Brasília Unidade Águas Claras, Arnaldo Nacarato.

O quadro clínico citado pelo médico é formado por psicólogo, cirurgião, nutricionista, pneumologista, cardiologia, endocrinologista, anestesistas e outros profissionais com expertise no assunto.  Além disso, o Núcleo Integrado de Obesidade e Cirurgia Bariátrica está inserido dentro do Centro Médico, uma unidade avançada no Hospital Brasília Unidade Águas Claras localizada na torre lateral do hospital, que dispõe de mais de 20 especialidades, englobando todas as etapas de assistência médica.

O processo pré-cirúrgico dura de 30 até 90 dias, além disso, há também o acompanhamento posterior à cirurgia. A operação é realizada por profissionais experientes no Centro Cirúrgico da própria unidade. A estrutura conta com 12 salas modernas e equipamentos de última tecnologia, que aumentam as chances de sucesso dos procedimentos. “Nossas salas contam com racks de videolaparoscopia integrados e sistema inteligente de imagens em múltiplas telas, além do mais moderno aparelho de anestesia disponível no mercado brasileiro", completa o especialista.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Além de reduzir a qualidade de vida, gera outras doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, asma, gordura no fígado e até alguns tipos de câncer.

O que é a cirurgia bariátrica?
Também conhecida como cirurgia da obesidade e redução de estômago, a cirurgia bariátrica reduz a capacidade de armazenamento de alimento com o objetivo de diminuir a quantidade de calorias ingeridas, gerando como consequência o emagrecimento do paciente.

Quais são os critérios para realizar a cirurgia?
•     Histórico de obesidade há cinco anos;
•     Tratamento clínico há no mínimo 2 anos;
•     Pacientes com índice de massa corporal (IMC) acima de 40 kg.m-2;
•     Pacientes com IMC maior que 35 kg.m-2 e afetados por doenças como diabetes, síndrome da apneia obstrutiva do sono, hipertensão arterial, dislipidemia, doença arterial coronária – infarto/angina, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral, fibrilação atrial, entre outras.

Exames necessários
Para avaliação do paciente candidato à cirurgia bariátrica, são necessários alguns exames. Entre eles, o médico pode solicitar a densitometria de corpo inteiro, bioimpedância, perfil metabólico (exames de sangue), ultrassonografia de abdome total e de tireoide, que são feitos pelo Exame Medicina Diagnóstica.

“Todos os exames colaboram não só para o diagnóstico de outras doenças que muitas vezes são comorbidades geradas pela obesidade, mas também para indicação do tratamento, que pode envolver a cirurgia bariátrica e outros meios, como o uso de medicamentos, entre eles, os ansiolíticos para transtorno de compulsão alimentar”, finalizou Jamily Drago, endocrinologista do Hospital Brasília.

Você pode agendar sua consulta no Centro Médico Águas Claras por meio do telefone: (61) 3052 -4600 ou via Whatsapp (61) 99158-1632.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom