Oficina leva conhecimentos da gastronomia a alunos da rede pública

Até 12 de novembro, estudantes podem se inscrever para participar das aulas, que estão sendo ministradas na Asa Sul


Forte elemento de identificação cultural, a gastronomia é o ponto central de uma oficina disponível aos alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal. Até 12 de novembro, o Festival Chef Mirim vai capacitar estudantes sobre o manejo de instrumentos de cozinha, técnicas e conhecimentos específicos sobre alimentos, em uma parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec).

Podem participar alunos de 10 a 14 anos, que vão ter direito a aulas de quatro horas para uma verdadeira imersão no mundo da gastronomia. São 12 vagas para alunos divididos em seis turmas. O projeto ocorre sempre aos sábados, das 9h às 13h, no Instituto Gourmet Asa Sul (507 Sul, Bloco C – entrada pela W2 Sul). As inscrições das oficinas devem ser feitas pelo site do festival.

“No projeto Festival Chef Mirim, temos a gastronomia como ferramenta de aproximação, de conhecimento e de inclusão sociocultural”, afirma a subsecretária de Economia Criativa, Angela Inácio. “A ideia de capacitar alunos da rede pública do DF no ramo culinário e alimentício, com oficinas voltadas para os saberes gastronômicos imateriais do Brasil, vem reforçar a importância da área enquanto segmento da economia criativa.”

Cada aluno receberá um manual de receitas com instruções e orientações sobre o manejo dos instrumentos de cozinha, técnicas de cocção e de cortes de alimentos, tudo isso com contextualização dos saberes gastronômicos das receitas produzidas na oficina. Eles também receberão certificado de participação, e, para cada aluno e responsável, será oferecida ajuda de custo, com vale-transporte ida e volta para o deslocamento casa-oficina. Para participar, é obrigatório comprovar a matrícula na rede pública de ensino.

Uma das oficinas de gastronomia saudável foi realizada nesse sábado (22), com a chefe Inaiá Sant’Ana. Cerca de dez crianças aprenderam a fazer caldo de abóbora, omelete de rúcula com tomate e bolo de chocolate sem glúten. (Confira o cronograma abaixo)

Saberes gastronômicos
“O festival valoriza o nosso patrimônio cultural imaterial dos saberes gastronômicos e incentiva a profissionalização dessas crianças, ensinando-as a consumirem alimentos saudáveis, estimulando a pesquisa de como os alimentos chegam à nossa mesa e quais as origens das comidas típicas”, pontua o idealizador da oficina, Henrique Cavalcanti.

Segundo Cavalcanti, o projeto contribui para a educação dos alunos e para ampliação do repertório cultural, além de ajudar no fortalecimento da autonomia. “Também promovemos o trabalho coletivo e individual e qualificamos crianças de forma interativa, participativa e inclusiva para, futuramente, ingressarem no ramo gastronômico”, acrescenta Cavalcanti.

O Festival Chef Mirim conta também com acessibilidade social, ofertando em cada oficina duas vagas para pessoas com deficiência (PcDs) e incluindo em cada aula dois intérpretes de libras e monitores para auxiliar os alunos. Participam os chefs e nutricionistas Flávia Nascimento, Isabela Diniz, Inaiá Sant’Ana, Bruna Parente, Roseli Zerbinato e Henrique Cavalcanti.
Durante as aulas, alunos terão acesso a receitas diversificadas | Foto: Reprodução/Chef Mirim

Cronograma
→4ª Oficina de Comidas Típicas
Com a chefe Isabela Diniz. Turmas com 12 alunos. Dia 29/10, das 9h às 13h. Receitas: arroz de carreteiro e brigadeiro.

→5ª Oficina de Comidas Típicas
Com a chefe Flávia Nascimento. Turmas de 12 alunos. Em 5/11, das 9h às 13h. Receitas: moqueca de peixe e pudim.

→6ª Oficina de Comidas do Cerrado
Com a chefe Inaiá Sant’Ana. Turmas com 12 alunos. Em 12/11, das 9h às 13h. Receitas: estrogonofe de frango com molho de tomate e leite de baru e mousse de frutas do cerrado.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom