Prato típico nordestino, tapioca está presente de norte a sul do Brasil



Tapioca ou beiju, como é tradicionalmente conhecida, essa iguaria é uma das tradições culinárias do Nordeste que ganhou a mesa dos brasileiros. No Distrito Federal, o prato está presente nos restaurantes e lares, já que a região tem forte presença dos nordestinos, que há mais de 60 anos chegaram em Brasília para construção da capital nacional. De acordo com a Companhia de Planejamento (Codeplan), mais de 650 mil nordestinos vivem hoje no Distrito Federal. A riqueza cultural trazida por esse povo é homenageada anualmente, no dia 8 de outubro, Dia do Nordestino.

 

Em Ceilândia, cidade satélite, a presença ativa dos nordestinos rendeu à cidade a declaração de Capital da Cultura Nordestina do Distrito Federal. A população é composta em quase 70% de baianos, cearenses, maranhenses, pernambucanos e piauienses, estes últimos com maior representatividade. Por isso, não é incomum encontrar a tapioca no dia a dia de quem vive na região.

 

Do mundo fitness a quem busca praticidade e saúde, os benefícios da tapioca vão além da busca por uma dieta equilibrada. “Ela facilita a digestão e é muito indicada para pacientes celíacos, por ser livre de glúten”, explica a Responsável Técnica em Nutrição, Anne Shirley Félix dos Santos da Silva, que atua na unidade do Fort Atacadista, em Sol Nascente, na cidade de Ceilândia.



Os adeptos à alimentação saudável passaram a adotar a tapioca principalmente no café da manhã, em substituição de pães e bolos. “A dica é fazer um recheio que seja rico em nutrientes, com carne vermelha ou frango desfiado, ovos, queijos, e assim dar mais saciedade”, complementa Anne. Em muitas mesas brasileiras, a tapioca passou a ser também o prato principal de almoço ou jantar, além de ganhar versões para sobremesa. “Para uma receita saudável, dá para acrescentar farelos de chia, aveia e recheios de geleias de frutas naturais”.

 

Onde encontrar- Nas lojas do Fort Atacadista no Distrito Federal os consumidores encontram todos os ingredientes para fazer os mais variados tipos de tapioca em casa. No DF a rede está presente em Recanto das Emas, Valparaíso, Ceilândia, Sol Nascente e. Taguatinga.

 

Confira a seguir duas receitas práticas e saudáveis de recheio para tornar a tapioca o alimento principal de qualquer refeição. Caso prefira, dá para usar a mistura pronta de tapioca.

 

Preparo da Tapioca

Espalhe a tapioca, de preferência com uma peneira para a massa ficar uniforme, diretamente em uma frigideira. Não é preciso untar a frigideira. Cuide para que não grude ou queime no fundo com ajuda de uma espátula. Não mexa muito. O segredo é deixar que ela tome forma para depois virar e colocar o recheio e, então, fechar.

 

Tapioca de patê de frango com iogurte natural

Ingredientes para o recheio

1 peito de frango (100g) grelhado com pouco sal

1/2 pote de iogurte natural

Temperos naturais a gosto (orégano e manjericão)

 

Modo de preparo

Faça um patê de frango usando iogurte natural no lugar da maionese, deixando a receita mais leve e proteica. Use temperos naturais, como orégano e manjericão, à vontade. Coloque o recheio na massa e feche a tapioca.

 

Tapioca de maçã com canela e chia

Ingredientes para o recheio

1 maçã

1 colher (chá) cheia de açúcar mascavo

Canela em pó à gosto

½ colher (sopa) de semente de chia

 

Modo de preparo

Misture a maçã com o açúcar e a canela. Leve ao micro-ondas por 3 minutos. Acrescente a chia e reserve. Prepare a tapioca, coloque o recheio e sirva.

 

 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom