Projeto Piraíba recebe camisas de proteção solar do Sicoob UniCentro Br



 

Entrega aconteceu na sede da cooperativa financeira no dia 22 de setembro

 

O Projeto Piraíba, que tem o intuito de investigar e monitorar peixes da bacia do Rio Araguaia, sendo o principal deles a espécie Piraíba, recebeu apoio do Sicoob UniCentro Br para auxiliar as equipes que atuam in loco no rio: camisas de proteção solar. A entrega foi realizada no Espaço Ser, na sede da cooperativa, no dia 22 de setembro, pelo diretor de Relacionamentos e Inovação, Diogo Mafia, para o presidente do Instituto Piraíba, Eduardo Câmara e o tesoureiro do Projeto, Hugo Walter Frota Neto.  “Somos parceiros do projeto desde o início e ficamos muito felizes em contribuir com uma causa tão importante, que vai auxiliar na preservação do ecossistema daquela região”, declarou Diogo.

 

As camisas serão distribuídas principalmente para os guias de pesca que atuam no projeto e geralmente ficam muitas horas expostos ao sol. “O trabalho está sendo realizado por partes. Na primeira etapa, foram colocados chips de telemetria em 6 piraíbas, já foram instaladas duas torres fixas que vão captar o sinal dos peixes e enviar as informações para monitoramento, e recentemente os guias passaram por treinamento e iniciaram o tagueamento dos peixes. As camisas serão distribuídas principalmente para esse grupo de trabalho”, explica Eduardo Câmara.

 

O tesoureiro do Projeto Piraíba, Hugo Walter Frota Neto, explica a importância da parceria do Sicoob UniCentro Br, que já destinou mais de R$ 30 mil para o início das ações no Rio Araguaia. “Iniciamos há um ano e não temos recursos públicos. O Sicoob UniCentro Br é a instituição que está apoiando a nossa causa, apoiando a sustentabilidade da natureza e o bem-estar social. Como estamos no início e ainda não temos recursos, a cooperativa está sendo pioneira junto com a gente, dando apoio nessa fase mais difícil, o que permite que a gente alavanque o projeto com esses recursos iniciais”.

 

 

Sobre o Projeto Piraíba

 

Lançado em agosto de 2021, o projeto terá cerca de nove bases de radiofrequência instaladas ao longo da divisa de Goiás com o Mato Grosso, sendo o maior planejamento em extensão de pesca e comportamento de peixes da América do Sul. A escolha de monitoramento da espécie Piraíba ocorre devido ao fato de ser um animal do topo da cadeia - bioindicador, sendo importante para diagnosticar e ter um retrato da fauna aquática do rio. 

 

O Projeto Piraíba trabalha com a Ciência Cidadã, com fornecimento de cursos de capacitação e a participação informada e consciente da sociedade na pesquisa, transmitindo conhecimento e promovendo a conexão entre a comunidade e os pesquisadores. 

 

 

Sobre o Sicoob UniCentro Br

 

O Sicoob UniCentro Br é uma cooperativa de crédito, de livre admissão que tem o objetivo de administrar os recursos financeiros dos cooperados, proporcionando maior rentabilidade e justiça financeira a todos. A instituição existe há 30 anos e conta com mais de 83 mil cooperados no Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins.

 

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem