Seminário de Teatro de Bonecos do Gama contará com palestras e espetáculos de bonequeiros como o mestre Carlos Gomide (CE)

Neste sábado (22/10), às 16h, no Parque do Setor Leste, o espetáculo "O Babauzeiro", do mestre bonequeiro cearense Carlos Gomide abrirá o Seminário de Teatro de Bonecos do Gama, evento com ampla programação incluindo debates, palestras e marcantes apresentações artísticas. 


Ainda no sábado, às 18h, Maria Gomide (CE), da Cia Carroça de Mamulengos, e depois às 18h30, Rosineide Amorim (DF), da Cia Circo, Boneco e Riso, farão palestras presenciais, com transmissão on-line no Espaço Voar (SMA conj K lote 05 PRÓ DF - Gama). 

Fotos: Toni Guedes
Carlos Gomide conhecido como Babau, fundou a Carroça de Mamulengos. É criador de dezenas de bonecos, músicas e personagens que já se incorporaram na cultura popular.


A programação será finalizada no sábado (29/10). A transmissão on-line durante os oito dias de atividades - será realizada nas redes sociais da Voar Teatro de Bonecos (YouTube, Facebook e Instagram). 

O acesso é gratuito e a censura indicativa é livre para todos os públicos. Este evento é patrocinado pelo FAC-DF. Programação disponível no Instagram @voarteatrodeboneco

Fotos: Toni Guedes
Maria Gomide é produtora cultural, educadora, musicista, atriz e brincante. É diretora de criação e produção da Escola de Vivência da Carroça de Mamulengos


O Seminário terá atividades abertas à população em geral assim como em escolas públicas do Gama: Escola Classe 16 setor Sul do Gama (24/10), Escola Classe 29 do Setor Sul (25/10), Escola Classe 06 Setor Oeste Gama (26/10), Escola Classe 14 Setor Leste Gama (27/10),


O coordenador-geral do Seminário e bonequeiro, Marco Augusto de Rezende, explica que o seminário conta com representatividade local, regional e nacional e é totalmente produzido e executado na região administrativa do Gama (DF).

Fotos: Toni Guedes
Rosineide Amorim é artesã, artista circense: mágica, palhaça, faz teatro de bonecos, ventriloquia, brinquedos populares. Diretora do grupo Circo Boneco e Riso.


"Será um grande encontro que levará alegria e arte. Um momento de encontro e troca de experiências entre artistas e produtores de várias regiões do DF e de outros estados", comemora o bonequeiro.

Ele também diz que o encontro visa a criação de um arranjo produtivo local que desenvolverá atividades econômicas correlatas e que apresentam vínculos de produção, interação, cooperação e aprendizagem.

"Vamos focar em gestão, pesquisa e capacitação, bem como mapear os principais grupos, espaços e eventos para criação de um arranjo produtivo ligado à tradição dos bonecos da cidade, realizando apresentações com entrada franca para a comunidade", pontuou.

Ele finaliza enfatizando que também será realizada a exposição de bonecos e cenários, durante cinco dias do seminário para fortalecer as companhias de teatro de bonecos do Gama.

Carlos Gomide (CE)

Carlos Gomide, conhecido como Babau, trabalha com arte desde 1975. Em 1977 fundou a Carroça de Mamulengos. É criador de dezenas de bonecos, músicas e personagens que já se incorporaram na cultura popular. Desenvolve vivências de criação e formação junto aos mestres da tradição em Juazeiro do Norte desde 1982. É cameloturgo (dramaturgo das suas histórias e de sua arte/produtos), bonequeiro, poeta, cantor, compositor e artesão e incansável sonhador de práticas constantes em busca da vida viva.

Maria Gomide (CE)

Maria Gomide é produtora cultural, educadora, musicista, atriz e brincante. É diretora de criação e produção da Escola de Vivência da Carroça de Mamulengos. É coordenadora do curso de pós graduação (2021/2022) "Saberes Populares para a arte e a educação" ministrado pela Carroça de Mamulengos em parceria com A Casa Tombada.

Rosineide Amorim (DF)

É artesã, artista circense: mágica, palhaça, faz teatro de bonecos, ventriloquia, brinquedos populares. É uma artista que sempre se dedica a ensinar o que sabe para gente de todas as idades.Representa o grupo Circo Boneco e Riso e já realizou várias oficinas na rede particular e pública, com destaque para oficina de brinquedos populares e fantoches de espuma e para as apresentações teatrais de circo aberto com perna-de-pau, brinquedos populares, teatro de bonecos entre outros.

SERVIÇO

Seminário de Teatro de Bonecos do Gama
De 22 a 29 de outubro 
Abertura: espetáculo "O Babauzeiro" - 22/10 às 16h
Parque do Setor Leste, Gama / DF
Transmissão online nos canais da Voar Teatro de Bonecos (YouTube, Facebook e Instagram)
Informações: voarteatrodebonecos@gmail.com ou (61) 99901-3822


Fotos: Toni Guedes

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom