Setor de serviços em Goiás cresce 9% em agosto na comparação com 2021

Alta é a 19ª consecutiva em relação ao mesmo mês do ano anterior. No acumulado de 2022, expansão do setor alcança 9,1% no Estado

Foto: Pedro Oliveira.

Os serviços prestados em Goiás cresceram 9% em agosto deste ano, em comparação a igual período de 2021. Trata-se do 19º mês consecutivo de alta em relação ao mesmo mês do ano anterior. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta sexta-feira (14/10).

De janeiro a agosto de 2022, o volume de serviços subiu 9,1% em Goiás, com sete altas no ano. Já no acumulado de 12 meses, o aumento é de 8,8% no Estado. Das atividades que compõem o setor, as que apresentaram alta na comparação com 2021 foram: serviços de transportes, auxiliares aos transportes e correios (27,6%); prestados às famílias (10,5%) e profissionais, administrativos e complementares (1,7%).

Em relação ao mês anterior, o setor teve queda de 3,4%. "Mesmo com a retração entre um mês e outro, o setor de serviços goiano cresce no acumulado. Estamos bem e o Estado segue forte na recuperação da economia. Com a intensificação dos trabalhos para fomento do setor, Goiás crescerá ainda mais", avalia o titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant'Anna Braga Filho.

Cenário nacional
No País, o volume de serviços prestados em agosto cresceu 0,7%, após o avanço de 1,3% no mês anterior. É o quarto resultado positivo consecutivo, com ganho acumulado de 3,3% no período.

O setor opera 10,1% acima do nível pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020, e fica 0,9% abaixo do maior patamar da série histórica, alcançado em novembro de 2014. As atividades que acompanharam o crescimento foram as de outros serviços (6,7%) e de informação e comunicação (0,6%).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom