Automatização garante mais economia para propriedades leiteiras

 Lely Astronaut A5, um dos robôs de ordenha mais modernos do mercado, se destaca novamente pela economia



No Brasil os preços de energia estão cada dia mais altos, a chegada do verão e as mudanças de bandeira pelas companhias elétricas encarecem ainda mais a conta de energia. Este aumento tem efeito imediato nas propriedades de leite, que já vêm sendo impactadas pela alta dos custos de produção.

O produtor depende da eletricidade para operar a propriedade, ela está presente no funcionamento dos computadores, máquinas e motores, lâmpadas, bombas d’água e ordenha automatizada. Para atender ao produtor não apenas em eficiência produtiva, mas também em consumo, a Lely, empresa que disponibiliza soluções em automação para praticamente toda a atividade leiteira, conta em seu portfólio com o Astronaut A5, que oferece economia em eletricidade de até 20%.

A economia de energia proporcionada pelo Astronaut A5 se deve, principalmente, pela redução de 70% no consumo de ar comprimido, produzido pelo compressor, uma vez que o equipamento não é dependente de energia pneumática para a movimentação do braço, sendo feita por motores elétricos. O A5 não é apenas mais silencioso, mas, graças à nova detecção de tetos (TDS Laser), tem a acoplagem dos copos das teteiras entre as mais rápidas do mercado.

Os resultados de consumo de energia alcançados pelo robô Lely em uma configuração com dois braços robóticos são baixos, ao mesmo tempo em que possuem a potência necessária para a limpeza do sistema de transporte de leite desse conjunto.

O braço robótico do Astronaut A5 usa o poder do ar sem, entretanto, apresentar qualquer consumo de ar. E ainda fica o mais próximo possível do úbere para uma ordenha fácil e livre de estresse. O exclusivo braço híbrido, combinado a um menor consumo de detergente e água, permite uma redução de até 20% no uso de energia.

Ordenhar com o Astronaut A5 significa trabalhar com um sistema de ordenha construído com peças de alta qualidade, que proporciona um máximo tempo de operação e vida útil. Isso reduzirá o custo de serviço e manutenção e, por fim, o custo por kg/leite. Além disso, o design espaçoso e inteligente da unidade central do robô permite que o técnico de serviço realize a manutenção de forma rápida e segura, quando necessário.

Em conjunto com uma melhor eficiência, o design de fácil manutenção e altamente confiável ajuda a obter um maior retorno sobre o investimento.

Gestão otimizada: Granja LEAR

Produzir leite de alta qualidade é o objetivo de toda fazenda que tem como foco a produção leiteira, e hoje o produtor conta com a ajuda da ordenha robotizada para garantir um produto de alto padrão, seguro para o consumidor final e ainda monitorar a saúde das vacas, sem deixar de lado a economia.

Tudo isso porque o processo de ordenha projetado pela Lely faz desde a limpeza e desinfecção dos tetos, a avaliação da qualidade do leite durante a ordenha e o seu transporte até o resfriamento, e finaliza com o sistema automático de limpeza do equipamento, três vezes ao dia. Características que fazem do Lely Astronaut A5, um dos robôs de ordenha mais modernos do mercado e, também, um dos mais econômicos.

Localizada em Santa Catarina, na cidade de Seara, está a propriedade da família Vani, a Granja LEAR, que hoje realiza um trabalho híbrido com produção de leite e criação de suínos. Com um rebanho de 100 vacas holandesas e uma produção de 1800 litros de leite por dia, viu a sua rotina melhorar muito desde que adquiriu o robô Lely Astronaut no fim de 2021, neste período a fazenda já obteve ganho de 27% na produtividade por vaca/dia.

“Nossa propriedade trabalha em duas direções, dessa forma, a implementação do robô nos possibilitou dar mais atenção a segunda atividade da granja, que é a criação de suínos. Outra característica importante de ser destacada foi a economia que obtivemos com sanidade dos animais e bem-estar, uma vez que o robô consegue diagnosticar a doença com antecedência, permitindo que tomemos as melhores decisões antes da enfermidade se agravar, diminuindo de forma considerável os gastos com tratamentos de doenças clínicas que, inclusive, passaram a ser raros na propriedade”, explica Alexsandro Vani, gestor responsável pelo trato dos animais e cuidados sanitários e produtivos da granja.

Alexsandro conta que desde a aquisição do Astronaut A5 tiveram um aumento médio por animal de até 27% em produtividade, e o número de animais em ordenha aumentou com o recurso do robô. “Antes trabalhávamos com no máximo 28 a 30 animais em lactação, hoje trabalhamos com 62 cabeças em lactação, ou seja, em vacas em ordenha tivemos um crescimento de 100%”.

No entanto, de todos estes números, o que mais melhorou dentro da Granja LEAR foi a qualidade de vida dos gestores. Antes os quatro familiares responsáveis pelo manejo da propriedade trabalhavam sete dias por semana 24 horas por dia, sem folga e com descansos revesados entre eles. Hoje a família consegue se organizar de forma em que todos tenham a oportunidade de descansar e aproveitar o tempo com os familiares. “Além de sobrar tempo para lidar com as outras demandas da propriedade, que não se resumem apenas a ordenha. A gestão recebe hoje mais atenção do que antes”, complementa Vani.

Sobre a Lely

A Lely, fundada em 1948, direciona todos seus esforços para a criação de um futuro sustentável, lucrativo e agradável na fazenda. Focada nas vacas, a empresa desenvolveu robôs profissionais e sistemas de dados que aumentam o bem-estar, flexibilidade e a produção diária dos animais na fazenda.

Por mais de 25 anos, a Lely tem liderado as vendas e serviços no segmento de automação na produção leiteira, ajudando no sucesso diário dos produtores ao redor do mundo. Diariamente, a Lely inspira seus funcionários a oferecerem aos seus clientes soluções inovadoras e a construírem uma parceira de confiança de longo prazo, através de orientações e suporte. Com sua sede na Holanda e uma rede mundial de Lely Centers dedicadas localmente para serviços de vendas e suporte personalizados, o grupo Lely está presente em mais de 45 países e emprega mais de 1.600 pessoas.

Para mais informações acesse: https://www.lely.com/br/

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom