HCN realiza reunião da Comissão Regional do Câncer com SES e CRAS

Unidade hospitalar possui o primeiro Centro de Oncologia Estadual de Goiás

O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), realizou, nesta quinta-feira (03/11), uma reunião da Comissão Regional de Sistema de Informação do Câncer, com o objetivo de instituir a política nacional para a prevenção e controle do câncer na rede de atendimento à saúde das pessoas com doenças crônicas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Criada a partir de determinação da portaria da saúde (nº874/2013), a Comissão é formada por representantes de secretarias regionais de saúde e membros do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Uruaçu. O encontro contou com a presença da representante da Comissão Estadual de Segurança do Paciente na região de Uruaçu e Serra da Mesa, Nilma Gomes; a representante da Secretaria de Saúde de Uruaçu, Maria Ferreira e a coordenadora do CRAS da cidade, Paola Fernandes. O gerente assistencial do HCN, Marcelo Ramos e a coordenadora da oncologia, Maria Izabel Oliveira também estiveram presentes.

 

Na oportunidade, a presidente da comissão e gerente de enfermagem do HCN, Jaqueline Leão, apresentou os indicadores dos últimos três meses de consultas e altas oncológicas da unidade. Segundo ela, o intuito da apresentação dos indicadores é trazer dados sobre o câncer em pacientes do HCN.  A comissão segue as diretrizes de tratamento estipuladas pela SES-GO.

 

Por meio da comissão, o HCN também busca formar profissionais pelos projetos de educação continuada, que são voltados para o tratamento de pacientes oncológicos. Além disso, a unidade também prevê a implantação de protocolos assistenciais e administrativos voltados para o banco de dados destes pacientes.

 

Primeiro centro oncológico estadual

O HCN conta com o primeiro Centro de Oncologia da rede de saúde estadual de Goiás. O espaço possui 36 leitos de internação, ambulatório com consultório e quimioterapia, equipamentos de última geração e equipe multiprofissional voltada para o atendimento desta especialidade, seja em tratamento clínico ou cirúrgico.

 

Para atender a demanda de exames dos pacientes oncológicos, o HCN também possui serviços em Centro de Diagnóstico para realizar exames como biópsias por punção guiadas com apoio de ultrassonografia e tomografia, além de endoscopia por vias urinárias.

 

O centro oncológico do HCN possui também espaço destinado para tratamento quimioterápico com 22 poltronas. O centro conta com atendimento humanizado, uma proposta que faz parte de todo o atendimento realizado no hospital.

 

 

Assessoria de Comunicação do Hospital Estadual Centro-Norte Goiano

Ana Luiza Tanno

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom