Lissauer decreta luto oficial de três dias na Alego devido ao falecimento do deputado Iso Moreira

O parlamentar morreu nesta sexta após cerca de nove meses internado para tratar sequelas da Covid-19


Fotos: Pedro Santos.

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Lissauer Vieira (PSD), decretou luto oficial de três dias no Parlamento goiano em virtude do falecimento do deputado licenciado Iso Moreira (UB), ocorrido nesta sexta-feira, 4. O parlamentar faleceu no Rio de Janeiro, onde estava internado para tratamento de saúde.

Iso testou positivo para Covid-19 no dia 25 de janeiro e, desde então, permaneceu internado. Inicialmente foi hospitalizado em Brasília, sendo transferido para a capital Fluminense em março. O deputado foi licenciado do cargo em maio desse ano.

Lissauer disse que recebeu a notícia com pesar e reforçou a grandeza do legado de Iso. "Estamos todos consternados e tristes com essa grande perda para o parlamento goiano e para todo o nosso estado. Ele que sempre foi um deputado atuante, pautado pela ética, seriedade e compromisso público. Sem dúvidas, um nome que ficará na memória do Poder Legislativo de Goiás. Aos familiares e amigos, os nossos sinceros sentimentos", disse.

Ildete Gomes, esposa de Iso Moreira, já havia afirmado à Agência Assembleia de Notícias que o esposo tomou as três doses da vacina contra a Covid-19, sendo que a terceira dose foi tomada quatro meses antes do teste positivo. Ildete também disse que o parlamentar não possuia nenhuma comorbidade, como colesterol alto, diabetes, pressão alta, doença autoimune, problema respiratório ou pulmonar.

Histórico

Aloísio Moreira dos Santos nasceu em Mambaí, município do Nordeste goiano, em 21 de junho de 1947. Filho de Rivaldo Moreira dos Santos e Edelzuite Moreira dos Santos, casado com a prefeita de Simolândia, Ildete Gomes Ferreira (UB), e pai de Alessandro Moreira (deputado eleito para a 20ª Legislatura ada Alego), Suzana Moreira dos Santos, Cláudia Cristina Santos, Aloísio Moreira dos Santos Junior e Marcus Vinícius Moreira dos Santos, Iso Moreira se consolidou, ao longo dos anos, como um dos maiores nomes no cenário político do estado de Goiás.

O "Leão do Nordeste", como era conhecido, iniciou sua trajetória como prefeito em Simolândia, na gestão entre os anos de 1993 e 1996. Durante o seu mandato, reestruturou e organizou todo município com obras em diversos setores: saúde, educação, habitação e infraestrutura. Com um trabalho ousado, unindo foco e determinação, construiu os pilares de sustentação da cidade em apenas quatro anos de gestão. Sua administração arrojada e empreendedora representou um divisor de águas na história de Simolândia, que obteve um grande salto qualitativo durante o período em que esteve à frente do Executivo municipal. Agropecuarista e empresário no ramo de posto de combustíveis, Iso Moreira também ficou conhecido por seu empreendedorismo.

Candidato a deputado estadual pela primeira vez em 1998, Iso obteve 14.680 votos e ficou na suplência, assumindo o mandato, posteriormente, em 2001. Em 2002, foi eleito com 19.470 votos. Em 2006, consagrou-se nas urnas para o seu terceiro mandato com 29.799 votos. Em 2010, Iso foi reeleito, com 25.566 votos. No ano de 2014, Iso Moreira tem expressiva votação de 37.340 votos e assumiu o seu quinto mandato na Assembleia Legislativa de Goiás. Em 2018, com 24.963 votos, conquistou o seu sexto mandato na Alego, onde também tomou posse na Mesa Diretora, sendo reconduzido para a 4ª secretária, um grande marco em história como parlamentar.

Em sua trajetória política, Iso Moreira realizou suas maiores obras no Nordeste goiano, e teve uma atuação destacada em outros municípios. Sua parceria com prefeitos e lideranças políticas foi traduzida em grande êxito por todos os cantos do estado, onde deixa o seu legado de trabalho.

Conheça o portal FOCO NACIONAL: foconacional.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom