Novembro Azul: alimentação é aliada para saúde dos homens

Profissional do Fort Atacadista dá dicas de nutrição para colaborar na prevenção de doenças

O mês de novembro é marcado por ações de conscientização na campanha mundial “Novembro Azul”, que aborda os cuidados com a saúde dos homens, em especial o câncer de próstata, o segundo mais comum no público masculino. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), mais de 65 mil novos casos da doença surgem no Brasil, por ano, o que corresponde a 29% dos tumores incidentes no sexo masculino. Como forma de prevenção, além dos exames para diagnóstico precoce, investir na prática de exercícios e na alimentação equilibrada é uma boa estratégia para cuidar da saúde.  

A responsável técnica em nutrição do Fort Atacadista, Anne Shirley Silva, aponta que o consumo de alguns alimentos, com uma dieta saudável e balanceada, associado aos exercícios físicos é capaz de prevenir várias doenças.  “Uma dieta rica em vitaminas, minerais, proteínas, fibras, gorduras e carboidratos sem exageros, é recomendável para se ter uma boa saúde”, argumenta.

O principal conselho é basear as refeições levando em consideração a pirâmide alimentar, que reúne os grupos de alimentos que devem estar presentes e as porções recomendadas de cada tipo de alimento. A pirâmide traz no primeiro nível os cereais, tubérculos, raízes. O segundo nível é o grupo de hortaliças e frutas. Já o terceiro traz o leite e os produtos lácteos, carnes, ovos, além de leguminosas e oleaginosas. Por fim, o quarto nível é representado pelos óleos e gorduras, açúcares e doces. 

“Na pirâmide, os alimentos estão elencados por nível de necessidade”, lembra a nutricionista Anne.

Quanto ao que manter longe do prato, Anne Shirley alerta que alimentos industriais são, em geral, mais prejudiciais, “por conter conservantes e aditivos químicos, gorduras trans, que aumentam os níveis de colesterol ruim no corpo”, complementa. Outro aviso importante é quanto ao consumo de álcool, “se consumido exageradamente é prejudicial já que altera o conteúdo hormonal, o que pode alterar o crescimento tumoral”, explica.

A boa notícia é que alguns alimentos podem ser aliados na prevenção. “O tomate é rico em licopeno, que tem sido associado a diminuição de risco de câncer de próstata e de várias outras doenças crônicas e cardiovasculares”, aconselha. Além disso, vale investir em alimentos que tem função antioxidante, como azeite, morango, laranja, abacaxi, castanhas, brócolis, alho, cebola, entre outros. 

Para quem gosta de um bom cafezinho, Anne Shirley comenta que o consumo moderado da bebida é benéfico e pode ajudar a reduzir os riscos de câncer de próstata. “Além do café preto, alguns estudos mostram que o chá verde pode conter também possíveis propriedades antitumorais”, afirma. Alimentos com ômega 3 também são capazes de inibir a carcinogênese e retardar o crescimento de tumores, aumentando a eficácia da radioterapia e várias drogas quimioterápicas.  Para esses alimentos, a profissional recomenda incluir o consumo de linhaça, nozes e amêndoas em 25 gramas por dia, o uso de azeite em até 2 colheres diariamente e comer entre 3 a 4 porções de peixe semanalmente.

Onde encontrar – As lojas da rede Fort Atacadista estão abastecidas com alimentos indicados para uma alimentação balanceada. No Distrito Federal, as unidades ficam em Recanto das Emas, Ceilândia, Taguatinga e Sol Nascente. Em Goiás, os consumidores de Valparaíso e região também contam com uma loja do atacarejo.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom