Placido Cunha reforça poder de articulação, em chapa única, na eleição de Flávio Lopes

Na última quarta-feira, 09 de novembro de 2022, os parlamentares da Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás elegeram a nova mesa diretora para o ano 2023


Foto: Cleben Lopes.

O atual presidente, Placido Cunha, mostrou seu poder de articulação, em chapa única e com seu apoio, Flávio Lopes recebeu a unanimidade de votos e sucederá Cunha na condução da instituição no próximo anuênio, que pode virar biênio, caso o projeto de reformulação do Regimento Interno apresentado por Placido seja aprovado.

"Precisamos de fato de uma modernização do nosso regimento, ela é necessária devido a evolução implementada durante a gestão, para atualizar assuntos desfasados, para não haver esvaziamento de plenário durante a fala de um companheiro e, sobretudo, para corrigir medidas implementadas que entendo como benefício próprio e não para o bem comum, que é o correto. O Projeto foi apresentado no início da minha gestão e novamente segue para reapreciação dos parlamentares. É bom que a gente pense nisso sempre e quando for fazer algo, que seja isento, quando for fazer a coisa, que façamos com espírito coletivo, pensando no todo", evidenciou Placido.

Placido Cunha, foi responsável por reestruturar e reposicionar a imagem da Câmara de Valparaíso de Goiás durante o seus dois anos de gestão.

Durante a sessão que culminou na eleição da nova mesa diretora, Cunha agradeceu o apoio dos parlamentares durante os dois anos de gestão e evidenciou a capacidade de Flávio Lopes. "Será uma honra passar essa presidência para o senhor, até porque sei que será muito bem gerido, por sua humildade, sua forma de ser, pelo companheirismo. O senhor é uma pessoa querida na cidade. Eu estimo sabedoria, coragem, transparência e amor para continuar a dar continuidade à gestão inovadora da Câmara", pontuou.

Confira a nova composição:
Presidente: Flávio Lopes

Vice-presidente: Walison Lacerda

1º Secretário: Jorge Recife

2ª Secretário: Maria do Monte

3ª Secretária: Cláudia Aguiar

4º Secretário: Fábio Moraes

Gestão inovadora
Durante os dois anos de gestão, Placido Cunha foi apontado como um dos melhores presidentes do Poder Legislativo Municipal, realizando diversas melhorias e inovações.

Conhecido como o vereador que resolve, homem articulado e de palavra, Placido reposicionou e investiu em melhorias nas áreas digitais, no acesso à informação e na estrutura interna da Casa, aproximando o cidadão dos processo Legislativo.

Atento ao árduo trabalho deu o pontapé inicial com um desejo significativo e primordial: que o cidadão valparaisense fizesse parte da história do legislativo municipal, e assim ocorreu com a implementação da TV Câmara de Valparaíso. Em tempos de pandemia, o canal implementado foi um marco para que os moradores pudessem  acompanhar as sessões de casa ou do trabalho, em tempo real ou a qualquer hora. "Um projeto que não existia e, com vistas ao novo cenário de pandemia, tornou-se relevante", pontuou Placido.

Outro projeto significativo implantado foi o de acessibilidade, tanto no espaço físico que inclui a operação funcional do elevador, e banheiros mais modernos, confortáveis e adaptados aos deficientes, estendendo a proposta de acessibilidade para os meios digitais com as transmissões das sessões com janela de Libras.

Placido também ressaltou a importância da capacitação dos servidores e vereadores, elevando o nível de qualidade dos serviços prestados à comunidade e a melhoria do layout do site institucional da Casa, promovendo maior facilidade de acesso aos trabalhos dos parlamentares.

O mais recente investimento chegou com a implementação de um aplicativo para virtualização dos processos e demandas da Casa.

Com a ação, a Câmara de Valparaíso de Goiás e se tornou pioneira no Estado de Goiás a implantar a Câmara Virtual é referência para as demais Casas Legislativas da região do Entorno.

Com o aplicativo é possível realizar o registro de presença, gerenciamento das proposições, indicações e votações dos Projetos de Lei e tudo isso a partir de um clique, na palma da mão.

Segundo o presidente da Casa, Placido Cunha, além das facilidades e a oportunidade de proporcionar mais transparência, para os vereadores e servidores a inovação promoveu mais organização dos processos internos. "Fico orgulhoso em contribuir com o desenvolvimento do nosso município também por meio do processo virtual. Desde o início da nossa gestão nosso lema é trazer a Câmara para mais perto do cidadão e assim estamos fazendo", destacou.

O cidadão, por meio do App Câmara Virtual, passou  a acompanhar as apresentações de Projetos de Lei, votações em tempo real e atuação de cada parlamentar.

Com a plataforma o parlamentar pode cadastrar o cidadão e as demandas que chegam ao gabinete, acompanhar as solicitações e atendimentos realizados por nome, bairro e tipo de atendimento, com maior controle, segurança e em total conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), com base no Regimento Interno da Casa e Lei Orgânica do município.

Durante as sessões o parlamentar registra sua presença. A ferramenta também disponibiliza registro das votações nominais, gravação e armazenamento das sessões.

A ferramenta também trouxe mais facilidade para os servidores, com o processo de protocolo dos Projetos de Lei e indicações realizadas por cada vereador, já que os documentos passam a ser assinados eletronicamente, além dos Projetos de Lei registrados por áreas, sendo possível identificar o tempo da tramitação total e em cada setor ou comissão e a ocorrência de atrasados em cada divisão.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom