Planejamento da fase posterior à vacinação nas fazendas traz resultados para toda a cadeia da carne

 Manutenção dos equipamentos e cuidados com os animais garantem sucesso dos próximos manejos


 

Tão importante quanto o planejamento de grandes manejos em uma fazenda, como o da vacinação contra a febre aftosa, é a organização da propriedade para o período após essa etapa de controle sanitário do rebanho. Com os próximos meses dedicados ao processo reprodutivo, o momento pós vacinação é de reavaliação das tarefas realizadas e de manutenção dos equipamentos envolvidos na campanha.

De acordo com o Zootecnista e Sócio-Diretor da Lageado Biotecnologia e Pecuária, Tiago Losi, cada vez mais pecuaristas tem aderido a esse tipo de prática nas fazendas do Brasil, devido à importância da preparação adequada para os manejos subsequentes, principalmente no que se refere ao equipamento de contenção animal. “A lógica deste período é a mesma do uso de qualquer outro equipamento ou ferramenta. A manutenção preventiva da contenção dos bovinos para o uso nas próximas atividades pecuárias é fundamental para o sucesso da tarefa e o bem-estar dos animais e profissionais”.

Os resultados financeiros da propriedade também são diretamente influenciados pelo intervalo entre manejos e a organização que é realizado para este período, como explica o profissional da Lageado, empresa parceira e distribuidora de produtos Beckhauser para a região de Goiás. “Um equipamento em boa qualidade, funcionando em perfeitas condições, reduz as chances de estresse e traumas no gado. Dessa forma, minimiza-se os prejuízos de ordem produtiva e, consequentemente, financeira, tornando o negócio mais rentável ao produtor. Por isso, é imprescindível fazer a manutenção após grandes volumes de manejo”.

Esse tipo de planejamento envolve a escolha dos equipamentos adequados aos manejos realizados na fazenda, fator que otimiza a alocação de tempo, recursos e mão de obra na propriedade durante e depois de intensos períodos de atividade, segundo Losi. “Lesões e incidentes ocasionados pelo uso de equipamentos inadequados à realização de uma tarefa, dificultando, por exemplo, o acesso ao local correto de aplicação de vacinas, representam um obstáculo para os resultados da atividade pecuária. A contenção individual bem ajustada e calibrada é uma excelente opção nesse sentido, pois permite manejos tranquilos e com acesso às partes corretas do corpo do animal.

O Zootecnista reforça, no entanto, que cada período de grandes volumes de passagens dos animais pela contenção deve também ser avaliado de forma individual, para que a particularidade de cada manejo seja respeitada. “Na fase de reprodução, por exemplo, as vacas passam até quatro vezes pelo equipamento de contenção, o que acaba registrando uma memória nelas. Se a experiência delas for marcada por algum tipo de trauma, elas reagirão à passagem no produto, ocasionando lesões, perda de qualidade da carcaça e, a longo prazo, do produto que chega à mesa da população”.

Considerar práticas de manutenção de produtos e de cuidados com o rebanho é sinônimo de bem-estar animal e humano e de resultados positivos para a toda a cadeia da carne, na visão de Tiago Losi. “Reorganizar a fazenda após um período intenso de atividades é vital para os próximos manejos e para que os frigoríficos, na outra extremidade da cadeia, recebam materiais em bom estado para o processamento e a comercialização para os consumidores finais”, encerra.

A Beckhauser, empresa paranaense de equipamentos de contenção bovina, e os seus distribuidores no Brasil e na América Latina são importantes aliados dos pecuaristas no momento da manutenção dos produtos, seja por meio dos manuais dos produtos, seja por meio de assistência técnica especializada.

Sobre a Beckhauser  

A Beckhauser inova, industrializa e difunde tecnologia para uma pecuária sustentável, buscando oferecer ao mercado soluções que aprimorem a produtividade no manejo e a qualidade dos resultados da produção, cuidando do bem-estar animal e humano. A empresa vem, há anos, ditando tendências de inovação no segmento e oferece hoje um amplo portfólio de equipamentos de contenção tradicionais e automatizados, da fazenda ao frigorífico, além de parcerias com equipamentos de controle e pesagem eletrônica. Mais informações: www.beckhauser.com.br.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom