Conceito "Limpo, Verde e Ético" ganha espaço na criação de animais no Brasil

 Práticas vêm sendo aplicadas principalmente nas produções de aves e suínos e colocam a alimentação como ponto fundamental nesse processo



Apesar de parecer algo novo, o conceito Limpo, Verde e Ético já é uma realidade na rotina de milhares de criadores de animais de todo País, em especial dos setores de avicultura e suinocultura. Mas, com a mudança do perfil dos consumidores, que buscam a segurança alimentar, com alimentos produzidos a partir de ações sustentáveis, somado às certificações e normas específicas exigidas pelas empresas, sua importância - e os efeitos positivos gerados - ficam ainda em maior evidência.  

Verônica Lisboa, especialista em Nutrição Animal e Gerente de Produtos da Yes, explica o significado da iniciativa. “Limpo, refere-se à oferta de uma dieta com redução significativa de compostos sintéticos; Verde, objetiva a diminuição dos impactos ambientais e Ético, associa os dois pontos anteriores à saúde e bem-estar dos animais”. 

Ou seja, na prática, quando o produtor reduz o uso de antibióticos promotores de crescimento, por exemplo, e opta por alternativas naturais, ele já está aplicando o conceito de Limpo na produção. No momento em que decide trabalhar com empresas que se preocupam com a emissão de efluentes e gases do efeito estufa, que utilizam fontes orgânicas de energia, ele está praticando o Verde. O Ético resulta em todos os benefícios atingidos por meio da junção de ambos os conceitos, sempre aliado a práticas de manejo, saúde e bem-estar animal.

Alimentação de qualidade como pilar de mudança 
Para atender os objetivos propostos, Verônica ressalta o papel fundamental de uma alimentação mais saudável e indica as alternativas oferecidas pela Yes. “Além dos fitogênicos, aditivos naturais produzidos a partir de óleos essenciais e extratos vegetais, existem outras soluções que seguem estes preceitos, como os beta-glucanos, originados de leveduras, que modulam e fortalecem o sistema de defesa dos animais; minerais orgânicos, utilizados como substituição de óxidos e sulfatos, que promovem maior absorção pelo organismo - o que diminui a excreção desses compostos no meio ambiente, e os moduladores da microbiota, que melhoram a integridade e o equilíbrio intestinal, resultando, consequentemente, na saúde dos animais como um todo”. 

Nesse cenário, a especialista destaca o trabalho e o esforço da Yes no desenvolvimento de soluções que ofereçam ao produtor uma produção mais sustentável, eficiente, com foco na segurança alimentar e que sejam economicamente viáveis. “Nosso portfólio é composto por produtos que levam não só rendimento financeiro ao produtor e ganhos em saúde aos animais, mas também oferecem maiores cuidados com o meio ambiente e auxiliam na preservação dos recursos naturais, por exemplo”.

 

Sobre a Yes
A Yes, empresa de biotecnologia em nutrição animal, desenvolve e produz aditivos nutricionais como adsorventes de micotoxinas, prebióticos, imunomoduladores, minerais orgânicos, blends, leveduras e derivados, com o objetivo de melhorar o desempenho e saúde dos animais. Todos os produtos estão de acordo com as mais rigorosas leis dos mercados mundiais, como Estados Unidos e Europa. Fundada em 2008, a Yes tem escritório-matriz em Campinas/SP, quatro plantas de produção, uma em Lucélia/SP, uma em Novo Horizonte/SP, uma em Borá/SP e uma em Narandiba/SP, um Centro de Logística e Distribuição em Lucélia/SP, outro em Cascavel/PR além da abertura, em 2020, de um novo CD localizado no México. Atua em todo o Brasil, além de exportar para mais de 42 países, estando presente nas Américas, Europa, África, Oceania e Ásia. Desde 2016 a empresa faz parte do portfólio de investidas do fundo de investimentos Aqua Capital. 

Mais informações: www.yessinergy.com

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom