Férias escolares: Livros e filmes para inspirar quem pretende começar 2023 com estágio

Livros, séries e filmes podem levar motivação para a jornada profissional
Créditos: Guzel Maksutova/Unsplash

Para muitos estudantes, o ano letivo já terminou e o período de férias escolares representa uma oportunidade de descanso e de momentos de lazer. Para quem pretende relaxar, livros, séries e filmes são ótimas opções e algumas obras ainda podem trazer inspiração para o dia a dia e, por que não, para o futuro profissional também. Pensando nisso, o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) separou algumas opções de livros e filmes que podem ser uma motivação a mais para quem pretende iniciar 2023 com uma nova oportunidade no mundo do trabalho. 


- “Roube como um artista”, de Austin Kleon

O livro de Austin Kleon é baseado em uma palestra que o autor fez na Universidade do Estado de Nova York e que viralizou na internet. Com páginas bem ilustradas, a obra traz, com ousadia e simplicidade, dicas sobre como ser criativo, especialmente na era digital. De maneira prática e bem humorada, o autor destaca o valor da essência ao mesmo tempo que revela a importância de ser livre para se inspirar na jornada de outras pessoas com o objetivo de  iniciar um caminho próprio, ou seja, "abraçar as influências". 


- “Profissões do futuro: Você está no jogo?”, de Sidnei Oliveira 

Novas tendências e quais carreiras e atividades serão cruciais nos próximos anos? Quem pretende ingressar no mundo do trabalho ou mesmo quem tem uma carreira mais consolidada, provavelmente, já pensou sobre isso em algum momento. E questionando se é possível definir uma profissão do futuro, o autor traz, por meio de uma leitura leve e descontraída, algumas reflexões sobre o mundo do trabalho e a importância de estar atento às oportunidades e seguir, com um olhar diferente, carreiras já existentes. 


“Por que fazemos o que fazemos?”, de Mario Sergio Cortella

O livro do conhecido filósofo e escritor brasiliero parte de uma pergunta para propor reflexões que apontem a importância da motivação e do propósito na vida profissional. Com uma linguagem simples, o autor ajuda o leitor a entender melhor as aflições e dilemas de uma carreira profissional, como a dificuldade que muitos têm de “encarar” a segunda-feira. A obra também incentiva a reflexão sobre diferentes esferas que permeiam a vida profissional de um jovem ou de um trabalhador experiente. 


Filmes também são inspiração para carreira 


“King Richard: Criando Campeãs”

O filme mostra a história de obstinação do pai das maiores tenistas do mundo, as irmãs Serena e Venus Williams. O filme estrelado por Will Smith e pelas atrizes  Saniyya Sidney e Demi Singleton mostra o plano de carreira que o pai das atletas havia traçado para tornar as meninas grandes campeãs e a persistência para fazer os planos darem certo. A narrativa ainda destaca o valor do talento aliado à dedicação em treinamentos para a superação de desafios. 


- “Estrelas além do tempo” 

O filme é baseado na história real de três mulheres negras que trabalhavam na NASA na década de 1960 e que enfrentaram preconceitos e desafios para terem a competência reconhecida no ambiente profissional. Estrelado pelas atrizes Taraji P. Henson, Octavia Spencer e Janelle Monáe, o filme se propõe a contar uma história que nunca foi contada e mostrar as mentes brilhantes das cientistas profissionais Katherine Johnson, Mary Jackson e Dorothy Vaughan que foram fundamentais em uma das maiores operações realizadas pela agência espacial norte-americana.


- “Um senhor estagiário"

Apesar de não ser novo, o filme de 2015 estrelado por Anne Hathaway, no papel de Jules Ostin, e por Robert De Niro, como Ben Whitaker, mostra os desafios de se reinventar no mundo do trabalho ao mesmo  tempo em que revela os benefícios de um ambiente profissional com pluralidade de ideias e experiências visando aprendizados mútuos. Ao mostrar a rotina atarefada de uma jovem empreendedora de um site de vendas de roupas, o filme também ajuda a desmistificar o conceito do sucesso ao valorizar a importância da constante busca pelo equilíbrio na vida pessoal e profissional. 


Sobre o CIEE/PR
Há 55 anos, o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) atua para promover a integração dos jovens ao mercado de trabalho. Por meio de programas de estágios e aprendizagem, cursos de capacitação e cidadania e programas sociais, a instituição contribui para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Com 39 unidades operacionais distribuídas em todas as regiões do Paraná, o CIEE/PR atende todo o Estado do Paraná, com uma média mensal de 25 mil estagiários e 5,5 mil aprendizes. Já recebeu cerca de 30 títulos de Utilidade Pública Municipal. Possui dezenas de registros nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e também nos Conselhos Municipais de Assistência Social, condição essencial para cumprir o propósito de trabalhar para fortalecer o desenvolvimento humano e social. Ao longo de mais de 54 anos de atuação, o CIEE/PR contribuiu para a inserção e aperfeiçoamento técnico e profissional de mais de 1,5 milhão de estagiários, bem como a iniciação profissional de milhares de aprendizes junto com entidades e empresas parceiras.

 


Central Press

MAIS INFORMAÇÕES / AGENDAMENTO DE ENTREVISTAS
Curitiba: + 55 41 3026-2610 | + 55 41 99273-8999
São Paulo: + 55 11 94199-9379
Londres: + 44 7379-138858
centralpress@centralpress.com.br
www.centralpress.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom