HCN participa de projeto de tele monitoramento da USP

A parceria foi feita por meio da indicação do HCN pela SES-GO e prevê monitoramento e discussão de casos obstétricos de risco, a fim de aprimorar o atendimento na unidade


Promover o atendimento de qualidade ao usuário dos serviços públicos de saúde é o principal objetivo do projeto de telemonitoramento da Universidade de São Paulo - USP. Por meio do projeto, são escolhidas unidades de saúde em todo o país, que participam de encontros semanais com profissionais da universidade para discutir casos de gestantes internadas nos hospitais.

 

O Ministério da Saúde ofereceu vagas no estado de Goiás e com a interligação realizada pela gerência de atenção primária da Secretaria de Estado de Goiás (SES-GO), o Hospital Estadual Centro-Norte Goiano (HCN) foi escolhido para participar do projeto, sendo unidade de referência no norte do estado para atendimento de gestantes, puérperas e recém-nascidos de média e alta complexidade.

 

O projeto funciona prioritariamente para atendimento e acompanhamento de casos de gestantes que vão para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade. “Existe sempre o acompanhamento com a pneumologista, ginecologista obstetra e enfermeira obstétrica que fica online para orientação, todos os dias das 16h às 17h, e dão direcionamento para a equipe do HCN a partir das iniciativas e atendimentos realizados”, afirma Marcelo Ramos, gerente assistencial do HCN. O trabalho adequado realiza um direcionamento para uma melhor assistência à gestante de alto risco.

 

Também foram ofertadas 80 vagas para formação online em 4 módulos de estudo de como lidar com as intercorrências obstétricas, com certificado ao final do curso. O projeto também conta com palestras online toda semana para os colaboradores, com temas relacionados a casos de gestação de alto risco, como trombose, gestantes oncológicas e intubação.

 

“Quando fomos a São Paulo assinar o projeto, pudemos visitar o Hospital das Clínicas, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e aprender todas as diretrizes de alto risco da USP. Além de entender como funciona toda linha de admissão, a fim de garantir um tratamento similar e de qualidade no HCN”, garante Marcelo Ramos.

 

Apresentação de Caso

 

Como parte do telemonitoramento, foi realizada a apresentação de um caso onde houve acompanhamento do tratamento da paciente com a equipe da USP. A apresentação foi feita online, com a presença da direção técnica e assistencial da unidade, além da gerência assistencial e responsáveis técnicos, médicos cirurgiões oncologistas e demais membros da equipe do centro obstétrico.

 

Durante a apresentação do caso, foi demonstrado o projeto do Dia do Desejo no HCN, que foi realizado pela equipe multidisciplinar da unidade, com apoio de colaboradores de diversas áreas. O projeto busca realizar o desejo de pacientes internados na unidade, garantindo humanização e qualidade no tratamento.

 

 A equipe levou à UTI da unidade música e um momento de conforto. “Foi importante criar este momento para a paciente. Todo esse acompanhamento psicológico e o apoio criam um ambiente mais leve dentro do hospital”, afirma a responsável técnica da psicologia do HCN, Eva Cleydes.

 

Centro Obstétrico e UTI Neonatal

 

O HCN é referência no tratamento de gestantes, puérperas e recém-nascidos na região norte de Goiás. Com utilização de métodos humanizados de tratamento como o método canguru, que garante o contato direto do recém-nascido com a mãe - além da maternagem – com o objetivo de estabelecer um vínculo afetivo do cuidado e acolhimento ao filho. Esses métodos são praticados na pediatria, centro obstétrico e UTI neonatal.

 

O HCN possui na ala de tratamento intensivo: 10 leitos pediátricos e 10 leitos neonatais. Além de 28 leitos na Clínica Pediátrica, 60 na Clínica Cirúrgica, 60 na Clínica Médica e 30 na Obstetrícia. A unidade oferece às gestantes e parturientes aromaterapia, musicoterapia, parto humanizado e acompanhante durante todo o processo.

 

Assessoria de Comunicação do HCN

Ana Luiza Tanno

 

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom