Controle da murcha de Fusarium é fundamental para tomaticultores brasileiros

 Variedade híbrida Evimeria, da linha Superseed, oferece resistência a essa e outras doenças, garantindo maior segurança ao plantio



A murcha de Fusarium é uma doença de grande importância em tomateiro, podendo inviabilizar o cultivo em determinadas regiões ou épocas do ano. A doença é causada pelo fungo de solo Fusarium oxysporum f. sp. lycopersici, o qual apresenta distintas raças fisiológicas, das quais pelo menos três já foram identificadas no Brasil.

De acordo com a Embrapa Hortaliças, as raças 1 e 2 predominam na maioria das áreas de produção de tomate de mesa, enquanto a raça 3 é mais restrita, porém vem se espalhando de forma lenta e gradativa aos estados produtores. Já temos confirmada em áreas de produção de tomate de mesa dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Pernambuco Ceará e São Paulo.

Nas últimas décadas, a doença não apresentava grande importância na cultura, pois as cultivares plantadas apresentavam resistência efetiva contra as raças prevalecentes do patógeno (1 e 2). Entretanto, com o aparecimento da raça 3 nas áreas de produção dos estados mencionados acima, a doença voltou a fazer parte dos principais problemas fitossanitários da tomaticultura.

Quando ocorre e como se espalha?

A doença ocorre em qualquer época ou fase de desenvolvimento do tomateiro, mais frequentemente em plantas adultas a partir dos estágios de florescimento e frutificação.

Quando presente na área de cultivo, o fungo pode sobreviver no solo e em restos culturais de uma estação de cultivo para outra, ou períodos mais longos na forma de estrutura de resistência, conhecida como clamidósporo, que possibilita a sobrevivência do patógeno de forma viável por até oito anos no solo, mesmo na ausência do hospedeiro. Além dos clamidósporos, nos restos culturais contaminados são produzidos numerosos esporos do fungo, conhecidos como macroconídios e microconídios que, assim como as hifas do fungo, são responsáveis pela infecção das plantas.

O desenvolvimento do patógeno é favorecido por temperaturas entre 21°C e 33°C, ótima de 28°C, e alta umidade no solo. Plantas cultivadas em solos ácidos, pobres e deficientes em cálcio tendem a ser mais afetadas, assim como aquelas cultivadas em solo com baixos teores de nitrogênio e fósforo e alto teor de potássio. Solos com alta infestação de nematoides também propiciam o aumento da severidade da doença em alguns casos, em função dos ferimentos causados nas raízes, que servem de porta de entrada para o patógeno.

Como tratar?

As medidas de controle adotadas para a murcha de Fusarium são preventivas, uma vez que, após a infestação do solo, se torna mais difícil a erradicação do patógeno. O plantio de cultivares resistentes à nova raça de F. oxysporum f. sp. lycopersici (F3) tem sido adotado pela maioria dos produtores, pois atualmente existem algumas opções de cultivares resistentes disponíveis no mercado, com produtos de boa adaptação para estas regiões.

A identificação e o correto diagnóstico da doença são essenciais para um manejo adequado. Em caso de contaminação da área, o produtor deve realizar a rotação de culturas com espécies não hospedeiras, preferencialmente gramíneas, para reduzir a população do patógeno e contribuir para a recuperação das áreas.

Híbrido resistente à raça 3

Buscando auxiliar os produtores, fornecendo sementes de qualidade que enfrentam a questão da murcha de Fusarium, a linha Superseed, da Agristar do Brasil, possui em seu portfólio o tomate Evimeria, um híbrido que se destaca pelo seu pacote completo de resistências e pelas características dos frutos, como o tamanho e a firmeza.

“Este é um material cujo destaque se encontra na ótima produtividade, qualidade de frutos e rusticidade. Além disso, e talvez o mais importante para os produtores, ele é resistente às raças 1, 2 e 3 do Fusarium, a verticílio, vira-cabeça, geminivírus e nematoides. Ou seja, é um produto muito completo para o tomaticultor e o mercado”, explica o Coordenador Técnico de Vendas da linha Superseed, Wagner da Rosa.

O produtor Paulo Sérgio de Oliveira, da região de Imbé de Minas (MG), ressalta a proteção contra doenças como o principal diferencial do tomate Evimeria. “Ele é bem resistente a doenças fúngicas, é uma planta forte que não aborta, mesmo com muita pressão de pragas”, avalia.

Essas características fazem com que este produto seja bem aceito no mercado, segundo o produtor José Sinésio Guerra. “O material, além de ser limpo, é muito produtivo e resistente ao transporte, viaja tranquilo e não tem nenhuma reclamação no mercado”, reforça.

Sobre a Agristar

A Agristar é movida pela paixão ao campo e pelo desafio de superar limites. Com 60 anos de existência, é uma das maiores empresas do país no desenvolvimento, produção e comercialização de sementes de hortaliças e frutas. Atua no mercado profissional com as linhas Topseed Premium, Topseed, Superseed e TSV Sementes, e no segmento de jardinagem, hobby e lazer através das linhas Topseed Garden e TSV Sementes. Com capital 100% nacional e com uma ampla e moderna infraestrutura, a Agristar tem orgulho em conhecer a sua terra e assim desenvolver e testar produtos de alto desempenho. Sediada em Santo Antônio de Posse (SP), a empresa possui quatro estações experimentais e uma unidade de pesquisa e melhoramento estrategicamente localizadas nos estados de SP, MG, SC e RN, que asseguram o desenvolvimento de produtos adaptados para os mais diversos climas e regiões.

Para mais informações acesse: www.agristar.com.br

Siga a Agristar nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/agristardobrasil

Instagram: @agristardobrasil


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom