RúmiScore apresenta novo padrão de sustentabilidade para pecuária de leite e premia melhores produtores do País

 Com cerca de mil propriedades participantes, o Prêmio "Os melhores do ano RúmiScore" foi entregue na quarta-feira (07), em Indaiatuba (SP)



Produtores leiteiros de todo o Brasil se reuniram na noite de quarta-feira, 07 de dezembro, para a entrega do Prêmio “Os melhores do ano RúmiScore", desenvolvido pela Rúmina, empresa referência em soluções digitais para pecuária, na cidade de Indaiatuba (SP).

O RúmiScore é a extensão do Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB), criado em 2018. Por meio de 13 indicadores zootécnicos, cada fazenda produtora de leite passa pela avaliação de suas principais características, desde a eficiência de criação de animais jovens até produtividade do rebanho e, a partir deste ano, as estimativas de emissão de metano. Ao final, recebe uma nota geral, o RúmiScore. Esse resultado, somado ao perfil racial da fazenda, são os requisitos para obter sua classificação.

Com o objetivo de unir tecnologia e maior produtividade de forma sustentável, o evento contou, além da premiação, com a divulgação do Radar da Produtividade e Sustentabilidade, que, de acordo com a recente validação da empresa europeia IMPACT FORECAST, mostrou que as propriedades participantes do RúmiScore apresentaram redução considerável na taxa de emissão de metano: 1,5% (g de metano/l de leite) a menos que o cenário geral. Ou seja, em três milhões de litros produzidos ao ano, elas emitem 3,8 toneladas a menos de carbono em comparação às demais fazendas.

As fazendas também tiveram um crescimento de 3,6% na produção anual, enquanto a média geral é de 2,4%. De 2019 a 2022, 75% obtiveram aumento de produtividade média. Entre as dez primeiras do ranking, a produção média foi de 32,5 kg/vaca/dia, 27% a mais que a geral.

Segundo o CEO da Rúmina, Laerte Cassoli, o foco na sustentabilidade “conversa com a necessidade do consumidor, pois ele tem buscado cada vez mais produtos de qualidade, mas que também respeitem as questões ambientais. Então, acredito ter sido o primeiro movimento que fizemos nesse sentido, unindo maior produtividade a práticas sustentáveis”.

Outro importante dado apresentado pelo Radar é em relação à evolução da nota RúmiScore, que, dentro dos três últimos anos, teve um crescimento de 12%, passando da média de 4,5 para 5,2. Ainda dentro do período (2019-2022), 69% das fazendas participantes alcançaram o aumento de suas notas, e os indicadores que mais evoluíram foram os Produtivos, a Estimativa de Intensidade de Metano, Idade Média do Primeiro Parto e Taxa de Vacas em Lactação.

O levantamento mostrou que, entre as quase mil propriedades participantes, a média de vacas em lactação foi de 151 animais, com cerca de 182 dias em lactação média e ganho de 24kg por matriz.

Prêmio “Os melhores do ano RumiScore”

A cerimônia premiou 10 produtores, nas categorias Perfil Racial 3 (até 75% Europeu), Perfil Racial 2 (de 75% a 93,75% Europeu), Perfil Racial 1 (predominantemente europeu), Melhor RúmiScore Geral e Prêmio Evolução - que reconhece o produtor com maior evolução dos índices avaliados.

Welington Costa, proprietário da Fazenda Alto da Serra, campeã do Melhor RúmiScore Geral e 1° lugar na categoria Perfil Racial 2, conta como as informações obtidas auxiliam no maior alcance dos índices. “É muito importante para compararmos a evolução da fazenda mês a mês, ano a ano. Com os números em mãos, conseguimos tomar as melhores decisões”.

O filho de Welington, Rodrigo de Sousa Vilela, também participou da premiação, representando a propriedade pela Cooperativa Agropecuária de Boa Esperança (Capebe). Para ele, a parceria entre a Cooperativa, o Software Ideagri e o produtor “tem crescido a cada ano devido à sua suma importância para toda a cadeia produtiva”.

Ganhador do Prêmio Evolução, Paulo Amaral, proprietário da Fazenda Rio Grande, destaca o impacto positivo gerado pelo evento. “O benchmarking serve como um parâmetro, a meta é melhorar cada dia um pouquinho. Encontrar alguém que faz as mudanças necessárias nos mostra que é possível seguir nesse caminho, e isso serve de referência para gerações futuras e para as pessoas que acompanham esses números”.

Confira a lista completa dos vencedores:

Perfil Racial 3
1° lugar: Fazenda Pavana
2° lugar: Xapetuba Agropecuária
3° lugar: Fazenda Beira Rio

Perfil Racial 2
1° lugar: Fazenda Alto da Serra
2° lugar: Fazenda Olhos D'água
3° lugar: Sítio São Bento

Perfil Racial 1
1° lugar: Agropecuária Riacho
2° lugar: Fazenda Restingão
3° lugar: Fazenda Parousia

Prêmio Evolução: Fazenda Rio Grande

Melhor RúmiScore Geral: Fazenda Alto da Serra

Sobre a Rúmina

A Rúmina é o maior ecossistema de soluções digitais para a pecuária do Brasil. Engloba as empresas Ideagri, que é a empresa líder em sistema de suporte à tomada de decisão para pecuária de leite; OnFarm, solução digital que ajuda na saúde do úbere e da bezerra; Bovitech, solução de tomada de decisão para pecuária de corte e RÚMICash, fintech voltada à cadeia do leite.

Na Rúmina, o produtor está sempre em primeiro lugar. Determinados em fazer a diferença, a empresa quer democratizar e simplificar a adoção de tecnologias pelos produtores – seja biotecnologia, sensores, softwares, soluções financeiras e inteligência artificial – oferecendo a melhor experiência para os produtores e empoderando técnicos veterinários, consultores e toda a cadeia de valor da pecuária.

Mais informações: www.rumina.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom