Uso de blocos minerais no suplemento da nutrição bovina potencializa resultados das fazendas

 Esse tipo de suplementação reduz as perdas de material em 14%, otimizando, também, a mão de obra no manejo



Num cenário em que os custos de produção representam um desafio para os pecuaristas, otimizar os recursos nas fazendas tem sido uma importante ferramenta para garantir os níveis de produtividade adequados para o sucesso da atividade pecuária. A suplementação em bloco, nesse sentido, une nutrição de qualidade e redução de desperdício e contribui para potencializar os resultados qualitativos, quantitativos e financeiros da propriedade.

Segundo a Responsável Técnica da Minerthal, Letícia de Souza Santos, a grande vantagem desta linha de suplementos é o modo de apresentação do produto. “O suplemento mineral em forma de bloco tem perdas de, aproximadamente, apenas 2%, contra os 16% nos suplementos em forma de pó. Além de diminuir a perda, a frequência de reposição no cocho é 25% menor quando comparada à suplementação em pó”.

Dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apontam que a mão de obra corresponde a, aproximadamente, 8% dos custos operacionais totais em atividade de recria e 20% em cria. Dessa forma, para ser mais lucrativa, os pecuaristas buscam utilizar de forma eficiente a mão de obra disponível na propriedade, sem deixar de suplementar os animais de forma adequada.

“Com a menor frequência de reposição, o funcionário gasta menos tempo na atividade de salga, por exemplo, e tem mais tempo para desempenhar outras tarefas, reduzindo o custo operacional com essa atividade em 75% ao mês em relação ao que seria gasto com o fornecimento de suplementos em pó”, destaca.

Considerando, ainda, que as pastagens brasileiras não atendem adequadamente a demanda nutricional dos bovinos em função de sua qualidade, complementar a dieta com suplemento em bloco se prova uma estratégia para aumentar o ganho de peso diário dos animais.

Seguindo a proposta de reduzir desperdícios e otimizar os recursos das fazendas, a suplementação em bloco alia a praticidade de manejo do suplemento à baixa frequência de reposição e à atratividade para os animais. “Esses fatores são essenciais para possibilitar melhores resultados nas fazendas, pois esse tipo de suplemento surgiu para ajudar a resolver os problemas das propriedades que vão além da suplementação mineral, como a frequência de reposição e a infraestrutura utilizada na produção”, explica Letícia de Souza Santos.

Foco nos animais e nos resultados

Uma pioneira no uso da tecnologia da suplementação em bloco, a Minerthal oferece aos produtores um portfólio completo de soluções por meio da linha MinerBlock®. Para entrarem no mercado, estes produtos passaram por testes, verificados e validados pela Universidade de São Paulo (USP) e por produtores de todo o Brasil

“A linha MinerBlock® tem como característica principal o formato de blocos compactos, que são capazes de garantir o consumo dos animais em quantidade precisa, preservando as qualidades nutricionais do suplemento por mais tempo, mesmo expostos a intempéries naturais. Esse atributo permite intervalos de reposição maiores, pois é possível deixar disponível no cocho uma quantidade de produto para ser consumida durante vários dias, visto que ele não se perde e seu consumo é controlado pela sua forma compacta”, detalha a Responsável Técnica.

Para Letícia, o produtor pode vencer os desafios nutricionais das fazendas fazendo o uso de suplementos em bloco. “Conseguir lidar com as adversidades inerentes ao processo de suplementação e da atividade pecuária como um todo é algo totalmente possível e dentro da realidade dos produtores brasileiros, que têm à disposição os benefícios da tecnologia dos blocos minerais para levar praticidade, simplicidade, qualidade e melhores resultados para os seus negócios”, conclui.

Sobre a Minerthal

A Minerthal Produtos Agropecuários, fundada em 1973, atua em âmbito nacional, levando ao mercado uma linha completa de produtos capaz de suprir as necessidades dos pecuaristas nos sistemas produtivos de pecuária de corte (cria, recria e/ou engorda e confinamento), pecuária de leite e indústrias ligadas à pecuária, em qualquer época do ano.

Mais informações: www.minerthal.com.br.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Canaã Telecom