Com 38% de consumidores limpando a casa diariamente, supermercados apostam em variedade de produtos

Mesmo antes da pandemia, a preocupação com a higiene no lar sempre moveu o mercado de produtos de limpeza no país. Segundo a Euromonitor, o Brasil ocupa o 4⁰ lugar no ranking dos países que mais consomem produtos de limpeza no mundo.  A Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (Abipla), aponta que o setor movimenta R$ 32 bilhões por ano e a expectativa da entidade é fechar 2022 com aumento de 2% na produção para abastecer as gôndolas dos supermercados.

Desde produtos tradicionais ou aqueles com novas tecnologias, a alta do consumo é reflexo dos hábitos dos brasileiros. De acordo com a Nielsen, 32% das pessoas limpam as casas todos os dias e 38% lavam a roupa pelo menos duas vezes por semana. Manter a cozinha limpa é preocupação em 84% dos lares e o banheiro representa 86% de cuidados com a higienização.

A artesã Maria de Oliveira Quida representa bem esse cenário. Manter a limpeza impecável na casa é prioridade. “Trabalho em casa, produzindo peças e para ter um bom rendimento, tudo precisa estar bem-organizado e limpo”, conta. A rotina exige cuidados diários. “Depois de uma boa faxina, pelo menos uma vez por semana, é preciso limpar todos os dias e assim fica mais fácil tanto para trabalhar como para descansar, relaxar, ver um filme ou ler um bom livro. A vida é outra, com aquele cheirinho de limpeza”, afirma.

O segredo para não perder tempo é ter em mãos uma lista completa e fazer uma boa compra mensal e ir repondo, semanalmente. E a estratégia para economizar é ficar atenta às ofertas. “Não abro mão de fazer uma boa compra, mas sempre penso na economia”. Maria explica que utiliza o serviço de Clique e Retire, do Supermercados Comper para aproveitar as promoções. “Sempre consigo bons descontos. Olho diariamente e fico atenta quando surge uma boa oportunidade”. Comprar presencialmente também faz parte da rotina. “Gosto muito de passear pelas gôndolas, ver as novidades, ver pessoas, e sou daquelas que sai com o carinho pela loja, mas olhando o folheto em mãos”.

Outra dica que Maria revela quanto aos cuidados com a casa é o uso de produtos mais conhecidos no mundo da culinária, como limão, vinagre e bicarbonato de sódio. “Claro que todos os itens comuns como desinfetantes, sabão em pó ou em barra, desengordurantes, álcool, detergente e água sanitária estão sempre na minha lista, mas esses três produtos são mágicos para limpeza”, ressalta. A artesã conta que utiliza o vinagre para remover sujeiras da panela, limpar a geladeira e até para lavar a roupa. “O vinagre renova as cores das roupas, tira mau cheiro e até clareia manchas amareladas”. 

O limão é utilizado principalmente para limpar o interior dos potes de plástico, retirando manchas e odores.  Já o bicarbonato de sódio está presente em todos os ambientes da casa. “É o meu preferido. Faz milagres para limpar as pias e azulejos do banheiro, as bancadas da cozinha, devolver o brilho das assadeiras, dar brilho para torneiras de aço inox e até para limpar colchões, estofados e tapetes”, revela. O conselho é apenas evitar fazer misturas com outros ingredientes. “Não precisa sair misturando tudo para ter resultado. Sei que algumas misturas podem causar até queimaduras. A regra é que cada produto tem sua especialidade e não precisa misturar para potencializar”, aconselha.

E Maria está correta. Tanto que a Anvisa divulgou, em novembro, a Nota Técnica (NT) 11/2020 com alerta sobre o crescimento dos casos de intoxicação e orientação para a população sobre o uso e o armazenamento adequado dos produtos de higienização e desinfecção. Segundo a Anvisa, de janeiro a abril deste ano houve registro de 1.540 casos de intoxicação por produtos de limpeza, um aumento de 23,3%, comparado a 2019, e de 33,68%, com relação a 2018.  

Onde encontrar - Produtos de limpeza contam com uma variedade de marcas na rede de Supermercados Comper. No Distrito Federal, as lojas funcionam de segunda a sábado das 7h às 22h e domingos das 7h às 20h. Em Brasília as unidades do Comper ficam na Asa Sul, Planaltina, Gama, Sobradinho e Águas Claras. O Comper disponibiliza ainda a opção Delivery e a “Clique e Retire”, quando o mercado separa os produtos e deixa reservado para o cliente buscar. Basta acessar o site www.comper.com.br.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom