HCN fecha parceria com gestões municipais para fortalecer saúde pública

Unidade do Governo de Goiás, Gigante do Centro-Norte Goiano é um dos dois hospitais que participam do Proadi-SUS para qualificar regulação e apoio à contratualização na SES


Com o objetivo de racionalizar e aperfeiçoar o atendimento, garantindo que o paciente chegue ao HCN e receba atendimento, o Gigante do Centro-Norte Goiano é um dos hospitais que participam do projeto Fortalecimento das Áreas de Regulação e Apoio à Contratualização nas Secretarias Estaduais de Saúde, do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

O objetivo do projeto é firmar um documento com descrição das metas qualitativas e quantitativas, que serão acompanhadas e avaliadas por uma comissão de acompanhamento, constituída por um gestor, na qual participam representantes do órgão municipal, do HCN, dos pacientes e demais partes envolvidas.  O projeto tem previsão de ser concluído em junho de 2023, com reuniões de gestores de municípios da macrorregião do Centro-Norte de Goiás.

Esse documento formaliza a parceria entre as secretarias de saúde municipais, o HCN e a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), a fim de garantir a regulação dos mais de 1 milhão de pessoas que compõem a região onde o hospital está localizado, buscando o atendimento de qualidade.  Segundo o diretor assistencial do HCN, João Batista, o objetivo do projeto é racionalizar e aperfeiçoar o máximo possível o atendimento, para garantir que o paciente chegue até a unidade e receba o tratamento.

 

Fluxos de Regulação

Tal proposta foi tema de reuniões no HCN realizadas durante cinco dias com a diretoria e representantes do Núcleo Interno de Regulação (NIR) da unidade e gestores da saúde municipal da região acionados pela SES-GO para discutirem o processo de regulação. Nesses encontros, foram apresentados os fluxos para que o paciente seja regulado na urgência e ambulatório da unidade, cartilhas de atendimento da Secretaria e links para acesso aos documentos com a carteira de processos realizados pelo HCN.

O projeto busca realizar o ajuste entre a cartilha de atendimentos ofertados no HCN e o que a SES-GO precisa. Assim, é possível garantir o equilíbrio de oferta e demanda.  “Esse projeto é importante para nós, pois cria uma proximidade do hospital com o município, possibilitando contato direto com as gestões”, explica o diretor assistencial João Batista.

“Dessa forma, garantimos que os gestores municipais estejam seguros para enviar seus pacientes ao HCN. Acredito que vamos sentir um aumento de fluxo de pacientes para o hospital, pois, com a informação do que o HCN é capaz de fazer, podemos garantir o atendimento para toda a população do Centro-Norte de Goiás”, afirma, ainda.

 

Atendimento de Qualidade

Dividido em três fases: preparação, operacionalização, fase atual e institucionalização, o projeto Fortalecimento das Áreas de Regulação e Apoio à Contratualização nas Secretarias Estaduais de Saúde conta ainda com apoio de profissionais do Hospital Sírio Libanês. A ação busca garantir que os operadores da saúde municipais estejam em sincronia com a área da saúde estadual a fim de garantir o atendimento de qualidade à população.

A iniciativa também busca o apoio ao processo de aprimoramento da regulação da atenção à saúde, o aprimoramento dos processos e instrumentos de contratualização interna, o alinhamento de conceitos com os profissionais de saúde e melhorar o resultado assistencial dos serviços contratualizados.

A fase atual, de contratualização, realiza o diagnóstico situacional da área de regulação de cada Secretaria Municipal de Saúde, apresentando contratos e questionários para os gestores municipais expressarem sua demanda de atendimento para a SES-GO e o HCN.

 

Assessoria de Comunicação do HCN

 Ana Luiza Tanno/Imed

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom