Queijos e cervejas: harmonização garante mais sabor

Combinações perfeitas para servir em casa e agradar a família e os amigos

Bem populares para servir com vinhos, os queijos são aperitivos que surpreendem também com outras combinações. Nesse universo, a cerveja está entre as mais consumidas com a iguaria, que com uma harmonização adequada o sabor é garantido. A regra geral é bem simples: queijos suaves combinam com cervejas suaves e queijos fortes com cervejas fortes.

“A busca por queijos comuns ou diferenciados está se tornando bem frequente, não apenas para combinar com vinho, mas para acompanhar a cerveja, incrementar receitas e, com isso, os supermercados aumentaram a variedade na oferta de queijos e criaram espaços específicos para os produtos. Para as cervejas, nossas lojas sentiram um aumento na demanda de clientes que querem desde as tradicionais, as mais encorpadas, bem como as artesanais, que contam com diferentes estilos”, conta o gerente do Comper Sobradinho, Alex Nogueira.

Para acertar na hora de combinar queijos e cervejas, vale apostar em queijos suaves e frescos, como ricota, cottage e minas, para cervejas delicadas como as do tipo American Lagers, Amber Lagers e Munich Lagers. Os queijos macios, como mascarpone, requeijão, catupiry, camembert e brie, pedem cervejas como Hefeweizen, Premium Lagers, BelgianTripel, Pale Ales, FruitBeers e Lambic-Fruit. Os semi-macios, que vão do gouda aos american, colby ou monterey jack, caem bem como cervejas como as Brown Ales, Amber Ales, Golden Ales, Bitters e BelgianPale Ales, assim como Vienna Lagers, Bocks suaves e Oktoberfestbier.


Os queijos semi-duros, que são aqueles que se pode cortar, como cheddar, suíços, edam, gruyere e emental, combinam bem com cervejas do tipo Strong Bitters, Pale Ales, Indian Pale Ale (IPA), Bocks e Doppelbocks, Strong Ales e a maioria das Belgian Ales, principalmente as mais frutadas e com trigo. Os duros como parmesão, grana padano e pecorino, pedem as cervejas tipo Strong Ales, Doppelbock, Stout e Porter.

Os azuis, se sobressaem como combinações de cervejas fortes e doces, como as Belgian Strong Ales, as Strong Porters, BarleyWines, Stouts e Imperial Stouts. Até mesmo os queijos de cabra também podem harmonização especial com cervejas tipos (IPAs), e queijos como mozzarella e provolone vão bem com as cervejas de trigo, que podem ser as Witbier, Hefeweizen ou Doppelweizen.



Onde encontrar - Nas lojas do Comper no Distrito Federal, existem uma grande variedade de queijos e cervejas. As unidades funcionam de segunda a sábado das 7h às 22h e domingos das 7h às 20h. Em Brasília as unidades do Comper ficam na Asa Sul, Planaltina, Gama, Sobradinho e Águas Claras. O Comper disponibiliza ainda a opção Delivery e a “Clique e Retire”, quando o mercado separa os produtos e deixa reservado para o cliente buscar. Basta acessar o site www.comper.com.br.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom