Caiado inaugura centro de diagnósticos com equipamentos de última geração no HCN

Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano, em Uruaçu, recebeu R$ 11 milhões em investimentos do Tesouro Estadual para criar o Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT) com aparelhos importados para exames de raio-x digital, ultrassom, endoscopia, ressonância magnética, entre outros



Fotos: Hegon Corrêa

"É com dignidade que as pessoas serão tratadas aqui", garantiu o governador Ronaldo Caiado, na manhã desta quarta-feira (15/02), ao inaugurar o novo Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT) do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu. Ao longo de dois meses, o espaço foi reformado e ampliado para atender à população. Para aumentar a capacidade de realização de exames, o Governo de Goiás também comprou equipamentos para a unidade.

O SADT passa a contar com salas para atendimentos de raio-x digital; ultrassom; eletrocardiograma; endoscopia; ressonância magnética; tomografia; cicloergometria e holter/mapa. Alguns equipamentos, considerados de tecnologia de ponta, foram importados de Israel e da Holanda, como a máquina de ressonância magnética. "Não se faz mais cirurgia sem saber aonde vai. Esse aparelho tem uma capacidade de resolução que poucos têm no Brasil", explicou Caiado.

O investimento no HCN é de R$ 11 milhões de reais. A nova estrutura possui ainda ambiente humanizado. "A humanização do cuidado é nossa prioridade sempre", disse a superintendente de Atenção Integral à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Paula Pereira, que representou o secretário Sérgio Vêncio na ocasião. Além de Valmir Pedro, de Uruaçu, participaram também prefeitos de diversas cidades atendidas pelo hospital, como Porangatu, Estrela do Norte, Rialma, Amaralina e Campinorte.

Novo titular da Secretaria de Estado do Governo (Segov), Lucas Vergílio colocou a pasta à disposição dos gestores para atender às demandas da região. "Enquanto deputado federal, eu trouxe um volume recorde de recursos para Uruaçu. Como secretário, vou continuar fazendo esse trabalho de relacionamento com o município e também com outros prefeitos do Norte Goiano. Essa é uma área muito sensível", afirmou. A deputada federal Marussa Boldrin e o deputado estadual Talles Barreto completaram a lista de autoridades presentes.

Estrutura
Com 300 leitos, o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano tem perfil de hospital geral de média e alta complexidade. O HCN possui maternidade de alto risco e ala de oncologia, a primeira da rede estadual. Antes mesmo da inauguração do novo SADT, a unidade já havia realizado 2.245 exames de tomografia, 96 ressonâncias magnéticas e 3.437 raios-x. "Acho o hospital muito bom, organizado, limpinho e com pessoas muito amorosas com os pacientes" elogiou a paciente Márcia Rodrigues, de 43 anos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom