Detran intensifica atividades de educação e fiscalização de trânsito no Carnaval

Entre quinta-feira (16) e quarta-feira (22) estão previstas 140 ações educativas e operações de fiscalização

Foto: Renato Alves.

A partir desta quinta-feira (16), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal vai intensificar as atividades de educação e de fiscalização de trânsito voltadas para o período de Carnaval. O objetivo é conscientizar os condutores sobre o risco de conduzir veículos sob efeito de álcool nas festas, e assim reduzir riscos de acidentes nas vias do DF.

Sobre as ações de Educação para o Trânsito, a Diretoria de Educação elaborou um cronograma com ações de conscientização em bares e nos blocos de carnaval, levando aos foliões materiais educativos, palestras, ações teatrais, além da presença de repentistas. Serão ao todo 20 ações educativas, com destaque para as ações que seguem anexas.

Ainda estão previstas outras atividades educativas durante os dias de Carnaval que incluem palestras de rua e abordagens, com entrega de material a pedestres, ciclistas, motociclistas e outros condutores, no Guará, em Taguatinga, Sobradinho, entre outros locais.

O chefe do Núcleo de Campanha Educativa de Trânsito, Miguel Videl, reforça que “As ações das equipes de educação têm o caráter preventivo, pois trabalham a consciência do condutor sobre os riscos de acidentes pela combinação álcool e direção neste período de festas carnavalescas, e assim fazem com que reflita sobre o tema e não dirija.”

O Detran lançou também nesta semana uma campanha educativa na mídia abordando os riscos de acidentes nesse momento de festejos de carnaval. O tema é “Beber e dirigir não têm desculpa!”, envolvendo a conduta errada de condutores que acreditam que podem dirigir após beber. Serão veiculadas peças publicitárias em rádio, TV, internet e mídias de rua.

Fiscalização
Com relação às operações de fiscalização, a Diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito elaborou um planejamento com um total de 120 operações, divididas em 15 operações do tipo Blitz, 45 operações de patrulhamento com abordagem e 60 Pontos de Demonstração em pontos estratégicos, voltados para a fiscalização preventiva. Essas operações contarão com o apoio da Polícia Militar do Distrito Federal e algumas destas blitzes serão integradas com outras forças de segurança.

Vale lembrar que os agentes estarão presentes em aproximadamente 70 blocos de carnaval, realizando controle de tráfego e organizando o fluxo de veículos para garantir a segurança dos foliões. Estas equipes estarão atentas às situações de estacionamento irregular. Por isso, é importante que o condutor que queira ir aos eventos de carro procure estacionar de forma correta, mesmo que tenha que estacionar um pouco mais distante.

“Sempre é importante destacar que o condutor não faça a ingestão de bebidas alcoólicas se for dirigir, pois esse será o foco das abordagens durante todo o período de carnaval, mesmo em eventos diurnos, onde existam pessoas que possam trazer riscos aos demais usuários da via.”, destaca o Diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Wesley Cavalcante.

O Detran contará com um efetivo diário de 20 servidores para as ações educativas e 120 agentes de trânsito para as ações de fiscalização, além de contar com 40 viaturas, 10 motocicletas, uma aeronave e quatro guinchos à disposição.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom