Fevereiro Laranja: Leucemia deve ter mais de 11 mil casos no Brasil até 2025

 


Médico hematologista do Hemolabor, Paulo Vittor Peres, alerta que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura da doença


A leucemia é o câncer mais frequente entre o público infanto-juvenil, e a Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, lançada recentemente pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) é que o País tenha entre 2023 e 2025 mais de 11 mil casos deste tipo. O movimento Fevereiro Laranja surgiu com o intuito de alertar a população sobre os sinais e a importância do diagnóstico precoce. O médico hematologista do Hemolabor e Membro titular da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, Paulo Vittor Peres, esclarece que no caso do acometimento em crianças, o diagnóstico costuma demorar um pouco mais.


“Geralmente os sintomas da leucemia em crianças são parecidos com a doenças próprias da infância, como febre, perda de peso, cansaço, vômitos, aumento do volume abdominal, tosse, dor de cabeça, o que pode dificultar o diagnóstico precoce. Então a orientação é levar ao pediatra e iniciar a investigação o mais rápido possível. Mesmo que o profissional não identifique a doença inicialmente, é importante fazer o acompanhamento, já que provavelmente os sintomas vão permanecer”.


Porém, o especialista explica que a leucemia pode acometer qualquer faixa etária, sendo que alguns tipos são mais comuns na infância (LLA) e outros na população mais velha. “A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. Pode apresentar os seguintes sinais: anemia, diminuição dos leucócitos, ou seja, da imunidade, diminuição de plaquetas, aparecimento de ínguas. Os sintomas mais comuns são cansaço fácil, falta de ar, sonolência, fraqueza, febre, perda de peso inexplicada, sangramentos, manchas roxas na pele, entre outros”.


Para o diagnóstico, o hemograma é o exame indicado para avaliar as condições em que se encontram as várias séries do sangue. Caso existam alterações indicativas da doença, o mielograma permite a análise direta do local afetado para identificar o tipo de célula anormal que impede a fabricação dos outros elementos do sangue. Também são feitos estudos genéticos, como o cariótipo (análise dos cromossomos) e pesquisa de mutações no DNA. No caso das leucemias crônicas, alguns casos podem ser diagnosticados em um exame de sangue de rotina.


Por isso é importante ficar atento aos sintomas e buscar atendimento médico o mais rápido possível. “O tratamento vai depender de cada caso, mas geralmente são indicadas quimioterapias e transplante de medula em alguns casos. A campanha Fevereiro Laranja tem esse papel de alertar as pessoas sobre os principais sintomas e a importância do acompanhamento com especialista. Assim como a maioria dos cânceres, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura”.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom