HCN é o primeiro hospital da rede estadual a ter o seu próprio centro de oncologia

 Unidade possui equipe de especialistas multiprofissionais e oferece serviços de diagnóstico e tratamento gratuito para pacientes com suspeita de câncer



Inaugurado em junho de 2022, o Centro de Oncologia do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) é o primeiro da rede de saúde estadual de Goiás destinado ao tratamento de pacientes com câncer. O espaço possui 21 leitos de internação, ambulatório com consultório e quimioterapia, equipamentos de última geração e equipe voltada para o atendimento dessa especialidade, tanto para o tratamento clínico quanto para o cirúrgico.

O centro oncológico do HCN tem capacidade para realizar até 750 sessões de quimioterapia por mês. Seu espaço conta com decoração personalizada e com 22 poltronas leito separadas em duas salas, que garantem o conforto do paciente durante suas sessões. O centro conta também com o atendimento humanizado de diversos profissionais, proposta que permeia todo o hospital. 

Recentemente, a paciente Sebastiana Xavier completou mais uma sessão de quimioterapia na ala de oncologia do HCN e ressaltou a importância da unidade de saúde no tratamento do câncer na região norte de Goiás. Mãe de dois jovens de 13 e 18 anos, ela se mostra muito esperançosa com o tratamento iniciado em dezembro de 2022. "Poder tratar-se aqui reduz os gastos e as viagens cansativas para grandes centros como Goiânia”, diz Sebastiana.


Equipe Multiprofissional

Com equipe multiprofissional, o hospital oferece tratamento individualizado para cada paciente e disponibiliza também serviço social, além do acompanhamento do médico oncologista. “Com cuidado centrado no paciente e em sua família, promovemos oficinas e palestras para que todos entendam os cuidados necessários para tratamento intra e extra-hospitalar. Aqui, tudo é realizado com dedicação e foco na recuperação de nossos pacientes”, afirma Marcelo Ramos, Gerente Assistencial do HCN e representante do Centro de Oncologia.

Além disso, a unidade se preocupa em garantir um tratamento que permeia a saúde mental de pacientes e familiares, incluindo psicólogo e assistente social. E, para complementar o cuidado, há ainda o trabalho da equipe de nutrição “que auxilia orientando uma alimentação que reduz a toxicidade dos fármacos aplicados durante o tratamento, ensinando como preparar adequadamente um alimento, evitando intoxicação alimentar e infecções”, explica Marcelo.


Tratamento Completo

Outro grande diferencial do HCN é possuir estrutura para receber pacientes encaminhados com suspeita de câncer e realizar os exames necessários para investigar desde os primeiros sintomas. Ou seja, a unidade realiza o tratamento oncológico do início ao fim de forma gratuita, seguindo os princípios do SUS, atendendo pacientes com biópsia confirmada e também aqueles que precisam realizar o diagnóstico, além dos pacientes que estão na etapa de cuidados paliativos. 

O hospital ampliou os serviços do centro de diagnósticos para realizar, de maneira rápida e precisa, exames como biópsias por punções guiadas, com apoio de ultrassonografia e tomografia, além de endoscopia por vias urinárias. O espaço possui também o serviço especializado de SADT (Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico), que acelera o tempo do diagnóstico para começar o tratamento o quanto antes. O atendimento prevê oncologia clínica, cirurgia oncológica, coloproctologia, ginecologia, urologia e mastologia.


Espaço Humanizado

Além dos equipamentos de ponta, o HCN visa garantir atendimento e recepção humanizados para os pacientes e seus acompanhantes. O centro oncológico do hospital possui espaço específico para os familiares, além de salão de beleza e oficinas de maquiagem, tudo para garantir o melhor acolhimento durante o tratamento. 

A paciente Isolete Alves da Mata, vinda do município de Alexânia, completou este mês mais um ciclo do seu tratamento contra o câncer no Centro de Oncologia do HCN. Ela e a filha Clara destacaram a qualidade do atendimento e a atenção que receberam de toda a equipe durante o tratamento. 

De acordo com Marcelo Ramos, a presença do acompanhante durante o processo é de extrema importância. “Nossas atenções também estão voltadas para atender às necessidades dessas pessoas dentro do hospital, sempre orientando, treinando e direcionando. Sabemos que eles se tornam a referência do paciente com câncer e que sem eles, muitas vezes, o paciente pode se deprimir e até pensar em abandonar o tratamento”, completa o gerente. 

O hospital possui também uma unidade de internação específica para recuperação dos pacientes oncológicos, que é utilizada para acomodá-los em caso de procedimentos cirúrgicos relacionados ao seu tratamento. 

O agendamento pode ser realizado para pacientes que já possuem diagnóstico confirmado ou mesmo aqueles que necessitam definir seu diagnóstico. O ambulatório conta com oncologista presente de segunda à sexta-feira, atendendo toda população da região norte do estado de Goiás.

Entre em contato para mais informações sobre a oncologia: 62 3121-5418 e acompanhe o grupo de saúde de Uruaçu: https://bit.ly/3kIL1xu


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom