Farinhas de trigo para preparações específicas fomentam o mercado de panificação e pizza

 Com mais de 70 mil padarias e mais de 122 mil pizzarias no País, empreendedores dos segmentos têm buscado por produtos próprios para as determinadas preparações



Investir em farinhas de trigo específicas para cada tipo de preparação pode trazer benefícios significativos para o resultado final do produto. Isso ocorre porque cada tipo de farinha possui características únicas, como o teor de proteína, o tamanho do grão e a quantidade de amido, fatores que influenciam diretamente na textura, no sabor e na qualidade das preparações.
Sempre atento às demandas e mudanças do mercado, o Grupo Ocrim investe constantemente em melhorias na sua linha de farinha de trigo Mirella. O reflexo dessa preocupação pode ser visto em algumas das opções oferecidas, focadas em produtos específicos como pizza e pastel, além do pães francês e doce, e da farinha orgânica, produto no qual o Grupo é pioneiro no mercado brasileiro.
Essa utilização também pode auxiliar em possíveis problemas no processo preparação, como evitar que a massa fique pesada demais ou que não cresça o suficiente.

O presidente da empresa, Amedeo di San Marzano, ressalta que a preferência e aderência dessas farinhas são percebidas, principalmente, entre pessoas que possuem o próprio negócio. “Devido à crescente profissionalização e qualificação do setor, é cada vez mais importante acompanhar esse movimento, tanto por meio do conhecimento como por meio do investimento em ingredientes de alta qualidade, que se diferenciam no mercado.”
 
Os dados vêm se fermentando no País

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), em 2021 o nicho faturou R$105,85 bilhões, um crescimento de 15,3% em relação ao ano anterior.
Atualmente, são mais de 70 mil padarias espalhadas pelo Brasil, gerando cerca 920 mil empregos diretos e 1,6 milhões indiretos, segundo dados de 2020. A estimativa é que 41 milhões de pessoas vão diariamente nas padarias para comprar o tradicional pãozinho.

Gilson Santos, proprietário da padaria A Fornada, localizada em São Paulo (SP) e premiada internacionalmente, compartilha que o resultado dos pães feitos com a farinha da marca é incomparável. "Há 12 anos faço pães com a farinha Mirella Orgânica e o sabor, a textura e a aparência são diferenciadas", diz.  
Já no segmento de outra paixão nacional, a pizza, segundo a Associação Pizzarias Unidas do Brasil (APUBRA), os números também são expressivos. Em um estudo realizado em 2022, a Associação mapeou mais de 83 mil pizzarias e pôde ter um conhecimento melhor sobre o mercado.

Estima-se que no Brasil existem mais de 112 mil pizzarias, sendo 26.160 somente no estado de São Paulo. Em seguida vem o Rio de Janeiro, com 9.739 e Minas Gerais, com 7.668.
Mas, apesar de São Paulo ocupar o primeiro lugar, nos últimos 12 anos os estados que apresentam maior crescimento estão no Norte e Nordeste. São eles: Pará, Paraíba, Alagoas, Tocantins, Amazonas, Piauí, Pernambuco e Maranhão.

Ainda de acordo com a APUBRA, 95% das pizzarias são classificadas como microempresas e 54% como MEI, o que demonstra como o segmento ajuda a impulsionar o pequeno empreendedor e a economia interna.

Ronaldo Ayres, conhecido como o nome da sua marca "Sr. Pizza", é diretor do Centro Tecnológico de Desenvolvimento de Pizzas e Massas do Brasil, o maior centro nacional de formação de pizzaiolos, e conta os diferenciais que a farinha Mirella Pizza proporciona no dia a dia. “É uma linha que se adequa muito bem às pizzas de longa fermentação, por exemplo, sendo mais leve, agradável e com melhor digestibilidade. Inclusive, acredito que ela está em um nível superior às internacionais, pois é produzida com um trigo de alta qualidade em um processo que privilegia todo o potencial do grão", afirma.
 
Sobre a Ocrim

Tradição e qualidade são pilares do Grupo Ocrim, indústria de farinha de trigo, produtos para panificação, confeitaria e uso doméstico, além de massas, biscoitos e ração animal. Com 71 anos de história e pioneira na região Norte, detém oito marcas e é uma das principais empresas de moagem de trigo do Brasil.
Sólido, dinâmico e correto com o meio ambiente, tem moinhos em São Paulo (SP), Belém (PA) e Manaus (AM), uma fábrica de massas e biscoitos em Ananindeua (PA) e uma fábrica de ração em Manaus. A rigorosa cadeia produtiva garante a excelência do portfólio, composto pelas farinhas Mirella, Trigolar, Ambra e Amorati, biscoitos Trigolino e Zalppi, massas Ricosa, Trigolino, Ambra, Amorati e rações Family Plus.
http://www.ocrim.com.br/

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom