Supermercados contam com ponto de descarte correto de lâmpadas no DF

Lojas do Comper e do Fort Atacadista oferecem o espaço para o descarte correto das lâmpadas  

 

O descarte de lâmpadas antigas no lixo comum traz o risco de contaminação de rios, fauna e flora. Isso porque ao se quebrar, a lâmpada libera mercúrio no solo e no ar, poluindo o meio ambiente e prejudicando a saúde humana. Até 2010, 70% das casas brasileiras ainda eram iluminadas com lâmpadas incandescentes, segundo o Inmetro. O sistema de iluminação pública e privada, de casas e escritórios, representa 20% de todo o consumo de energia do país, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria da Iluminação (Abilux).


 

Com as medidas de promoção de eficiência energética e estímulo da troca por fluorescentes e de LED, que consomem cerca de 75% menos eletricidades, muitos consumidores passaram a fazer a troca, o que causou maior incidência das comuns para descarte. Como alternativa para recolher todos os tipos de lâmpadas, o Supermercado Comper, em parceria com a Reciclus, empresa referência na logística reversa de lâmpadas no país, disponibiliza em suas lojas um coletor na loja para que os consumidores depositem lâmpadas queimadas ou sem uso.


“Quando os coletores estão com 80% da sua capacidade solicitamos à transportadora especializada a retirada do material descartado, que é levado para uma recicladora, onde é feita a separação e descontaminação. Com este processo, mais de 90% dos resíduos são reaproveitados pelas indústrias na fabricação de novos produtos e, com isso, é evitada a extração de recursos naturais” explica o gerente do Comper em Sobradinho, Alex Oliveira.

Os consumidores interessados em descartar de forma correta as lâmpadas fluorescentes inutilizadas podem descartá-las no ponto de coleta. O Grupo Pereira, que detém as marcas Fort Atacadista e Comper, já conta com outros pontos localizados nas lojas em Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, também nas unidades do atacarejo do Grupo.

 

No Distrito Federal o Comper está presente em Sobradinho, Gama, Águas Claras, Planaltina e Asa Sul. Para conhecer os projetos de sustentabilidade do Grupo Pereira e o endereço dos pontos de coleta, basta acessar o site: www.grpereira.com.br.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom