O descarte de lâmpadas antigas no lixo comum traz o risco de contaminação de rios, fauna e flora. Isso porque ao se quebrar, a lâmpada libera mercúrio no solo e no ar, poluindo o meio ambiente e prejudicando a saúde humana. Até 2010, 70% das casas brasileiras ainda eram iluminadas com lâmpadas incandescentes, segundo o Inmetro. O sistema de iluminação pública e privada, de casas e escritórios, representa 20% de todo o consumo de energia do país, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria da Iluminação (Abilux).
Com as medidas de promoção de eficiência energética e estímulo da troca por fluorescentes e de LED, que consomem cerca de 75% menos eletricidades, muitos consumidores passaram a fazer a troca, o que causou maior incidência das comuns para descarte. Como alternativa para recolher todos os tipos de lâmpadas, o Supermercado Comper, em parceria com a Reciclus, empresa referência na logística reversa de lâmpadas no país, disponibiliza em suas lojas um coletor na loja para que os consumidores depositem lâmpadas queimadas ou sem uso.
Os consumidores interessados em descartar de forma correta as lâmpadas fluorescentes inutilizadas podem descartá-las no ponto de coleta. O Grupo Pereira, que detém as marcas Fort Atacadista e Comper, já conta com outros pontos localizados nas lojas em Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, também nas unidades do atacarejo do Grupo.
No Distrito Federal o Comper está presente em Sobradinho, Gama, Águas Claras, Planaltina e Asa Sul. Para conhecer os projetos de sustentabilidade do Grupo Pereira e o endereço dos pontos de coleta, basta acessar o site: www.grpereira.com.br.