Pesquisa indica que a maioria é favorável ao retorno de Ibaneis ao cargo de governador

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Uma pesquisa realizada entre os dias 9 e 11 de março indica que 69,8% da população quer Ibaneis Rocha (MDB) de volta ao cargo de governador do Distrito Federal ². No levantamento da Exata Opinião Pública, feito junto a 1.905 cidadãos, 41,2% afirmaram que acham mais correto a volta imediata de Ibaneis ao cargo ².

Na leitura geral dos percentuais levantados pela pesquisa, mais de 70% da população do DF exige a volta imediata de Ibaneis Rocha. O governador foi afastado do cargo por 90 dias por decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes.


Ibaneis é afastado do governo do DF e pesquisa indica opiniões divergentes sobre seu retorno

Em 8 de janeiro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, afastou Ibaneis do governo do Distrito Federal por um período de 90 dias¹², no mesmo dia em que extremistas invadiram e depredaram o Congresso Nacional, Palácio do Planalto e STF. A decisão foi confirmada em plenário, por maioria de votos dos ministros da Corte⁶.

Moraes justificou o afastamento temporário do governador afirmando que "a omissão e conivência de diversas autoridades da área de segurança e inteligência ficaram demonstradas com a ausência do necessário policiamento, em especial do Comando de Choque da Polícia Militar do Distrito Federal".

De acordo com a pesquisa realizada pela Exata OP, 17,4% da população acredita que é mais correto Ibaneis permanecer afastado até o início de abril, quando vence o prazo determinado pelo STF. Enquanto isso, 25,5% querem que o governador reeleito fique fora do Palácio do Buriti definitivamente.

A pesquisa, que circula nos bastidores políticos, anima aliados de Ibaneis, mas segundo a Exata OP, foi realizada por iniciativa própria do instituto para "estudar os fenômenos históricos do país" e não teve como objetivo influenciar o processo de afastamento ou retorno do governador.

Parecer favorável ao retorno do Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha

A defesa de Ibaneis pediu a revogação do seu afastamento em 9 de fevereiro, após o ex-comandante da Polícia Militar do DF (PMDF), coronel Fábio Augusto Vieira, também investigado, ter sido liberado da prisão por decisão do ministro Moraes. Segundo os advogados de Ibaneis, o governador "atuou concretamente, antes do dia dos fatos, para desmobilizar os acampamentos que se encontravam na frente dos quartéis".

Sessenta e um dias após o afastamento, a Procuradoria-Geral da República (PGR) manifestou-se a favor da revogação do afastamento de Ibaneis. Segundo a PGR, os elementos reunidos até o momento não permitem concluir que o retorno de Ibaneis ao cargo de governador possa impedir a colheita de provas, obstruir as investigações em andamento, colocar em risco a ordem pública ou a aplicação da lei penal.

"Portanto, atualmente, os requisitos para a medida cautelar de afastamento da função pública não estão preenchidos, sem prejuízo da análise futura da existência ou não de provas para a responsabilização penal, quando terminada a colheita dos elementos de convicção para formação da opinio delicti", escreveu o subprocurador-geral da República, Carlos Frederico.


Fontes de referência:

(1) Maioria quer Ibaneis de volta ao cargo de governador, diz pesquisa .... https://www.metropoles.com/colunas/grande-angular/maioria-quer-ibaneis-de-volta-ao-cargo-de-governador-diz-pesquisa
(2) Alexandre de Moraes afasta Ibaneis Rocha do governo do DF. https://www.debatejuridico.com.br/noticias/alexandre-de-moraes-afasta-ibaneis-rocha-do-governo-do-df/
(3) Ministro Alexandre de Moraes afasta Ibaneis Rocha do governo do DF. https://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=500254&ori=1
(4) Alexandre de Moraes determina afastamento de Ibaneis Rocha do Governo do DF. https://noticias.r7.com/brasilia/alexandre-de-moraes-determina-afastamento-de-ibaneis-rocha-do-governo-do-df-09012023
(5) DF: Moraes afasta Ibaneis e determina 'dissolução total' de .... https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2023/01/09/df-moraes-afasta-ibaneis-e-determina-dissolucao-total-de-acampamentos-em-24h.htm
(6) Supremo afasta Ibaneis do governo do DF após invasões de bolsonaristas .... https://www.bbc.com/portuguese/brasil-64206178

Com informações da coluna Grande Angular 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom