Uma semana dedicada à mulher

Preocupado com a escalada dos casos de violência familiar, Instituto Reciclando o Futuro prepara calendário de eventos gratuitos em celebração ao Dia Internacional da Mulher

Foto: Divulgação/Reciclando o Futuro
Palestras, atividades físicas, rodas de conversa e tratamentos de beleza gratuitos. De 6 a 11 de março, essas são algumas das atividades programadas para as mulheres em vários pontos do Distrito Federal. A iniciativa é do Instituto Reciclando o Futuro em celebração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. As atividades ocorrem nos polos do instituto espalhados pelo Distrito Federal. 

De acordo com a idealizadora e fundadora do Reciclando o Futuro, Renata D’Aguiar, o objetivo é sensibilizar as mulheres acerca de questões como prevenção à violência doméstica, empoderamento feminino e autocuidado, entre outras questões. “Queríamos que fosse uma semana somente de festa. Mas, olhem os noticiários, as agressões e mortes de mulheres sobem a cada dia. Precisamos colocar isso em pauta”, explica.

Ela atua no instituto há quase uma década e lembra que, durante esse período, viu de perto situações reais de violência. “Uma das nossas primeiras assistidas foi brutalmente assassinada pelo marido. Desde então, passamos a dedicar a maior parte das nossas ações e iniciativas para apoiar as mulheres, seja por meio de atividades no contra turno escolar de seus filhos, ou de cursos profissionalizantes e atendimento diretamente para as mulheres”, declarou Renata d’Aguiar. 

A semana vai contar com atividades de lazer, como direito a aulões de zumba e de yoga, e com palestras com especialistas em advocacia feminina. A programação se divide pelas unidades de São Sebastião, Sol Nascente/Pôr do Sol, Planaltina, Riacho Fundo II e Asa Sul.

Reciclando o Futuro

O Reciclando o Futuro é uma entidade sem fins lucrativos e tem no voluntariado sua principal força de trabalho. 

O Instituto Reciclando o Futuro existe formalmente desde 2017, e começou a atuação com trabalho junto a catadores do antigo Aterro Sanitário Controlado do Jóquei, mais conhecido como Lixão da Estrutural.

Atualmente, devido ao aumento expressivo dos casos de violência contra mulher nas comunidades atendidas em diversas regiões do Distrito Federal, a entidade ampliou a atuação para o trabalho com mulheres em situação de vulnerabilidade. “Nosso trabalho não é apenas pedir e fazer doações. A gente foca nossa atuação na garantia e ampliação de direitos, bem como na proteção socioassistencial dessas famílias”, explica Renata d’Aguiar. 


Endereços

São Sebastião: rua do Caic LT 361

Riacho Fundo II: QN 09 A Conjunto 1 Lote 3

Asa Sul: Asa Sul Entrequadra Sul 102/103

Sol Nascente/Pôr do Sol: Chácara 84 conjunto i lote 31

Planaltina: SRL 2, Quadra 10, Área Especial, Buritis 2 Ao lado da Garagem Piracicabana

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom