Peixe é tradição no almoço da Sexta-Feira Santa. Confira receita

 Para muitas famílias, o cardápio à base de peixe é tradicional na Sexta-Feira Santa


A Sexta-Feira Santa é um dos dias mais importantes do calendário cristão, marcando o último dia da Semana Santa e o dia em que Jesus Cristo foi crucificado. É também um dia de tradições, especialmente, a de comer peixe. Muitas famílias cristãs ainda seguem esta tradição, sendo comum aos restaurantes oferecerem no cardápio pratos especiais de peixe para esta época do ano.

Supermercados e atacarejos também se preparam para a data e dispõem de diversas opções de pescado e produtos típicos da época, como azeites, vinhos, milho de canjica e chocolates, em especial, ovos de Páscoa. Além de ser um prato tradicional, o pescado também é muito saudável, atesta a nutricionista Rafaela Curcino Moreira, do Fort Atacadista. “O peixe é rico em proteínas, ácidos graxos e vitaminas, e é uma ótima opção para quem deseja manter um estilo de vida saudável”, aponta a profissional.

Em muitas culturas, incluindo o Brasil, o bacalhau é um dos peixes mais apreciados nesta época. Outros peixes populares incluem sardinha, salmão, atum, linguado, robalo e, na região centro-oeste, pintado, piraputanga, matrinchã, pacu, cachara e tambaqui. Para um almoço típico da Sexta-Feira Santa, a nutricionista do Fort Atacadista sugere a receita de arroz de bacalhau e para a sobremesa, casca de chocolate nobre.

Receita de Arroz de Bacalhau
Ingredientes
1kg de lombo de bacalhau dessalgado ou 2 kg de posta de bacalhau dessalgado
1 pote de azeitonas pretas tipo gordal
1 pote azeitonas verdes tipo gordal
200g de tomates cereja cortados ao meio
1 alho poró cortado finamente
6 limões Taiti
1 maço de salsinha picada
1 cebola grande picada
1 dúzia de ovos
1 vidro de azeite
1 tablete de manteiga extra com sal
1kg de arroz
200g de farinha Panko
1kg de banha de porco

Modo de fazer
Cozinhe o arroz normalmente com alho e cebola, reserve.
Cozinhe 2 ovos por 7 minutos. Reserve
Com uma laminadora, fatie os alhos e frite em azeite. Retire os chips de alho e coloque para secar em papel toalha; reserve o azeite.
Coloque o bacalhau em uma assadeira e cubra a banha. Coloque em forno baixo, sem ferver, por, aproximadamente, 25 minutos.
Retire o bacalhau, escorra e desfie grosseiramente.
Em uma frigideira, usando o azeite onde o alho foi frito, refogue cebola, alho, alho poró e os dois potes de azeitonas picadas. Coloque as lascas de bacalhau e, em seguida, o arroz já cozido. Empane 6 ovos com farinha Panko e frite em óleo quente.
Finalize com manteiga gelada e salsinha picada.

Montagem
Coloque o arroz de bacalhau em um refratário e regue com bastante azeite; decore com os ovos empanados, azeitonas, tomates e raspas de limão.

Sobremesa
Casca de chocolate nobre
Pique o chocolate nobre de sua preferência (branco, ao leite ou meio amargo). Derreta 2/3 do chocolate no micro-ondas de 30 em 30 segundos em potência baixa, mexendo nos intervalos. Após derreter todo o chocolate, acrescente o 1/3 picado, até atingir uma temperatura média de 28 graus, ou que ao toque esteja frio. Coloque na forma do ovo. Leve à geladeira até a cristalização completa do chocolate, em média 5 a 10 minutos, somente até o chocolate endurecer.

Recheio
Coloque na panela leite condensado, creme de leite, chocolate em pó. Leve ao fogo e deixe cozinhar em média 5 minutos após ferver, em ponto de brigadeiro mole. Depois do brigadeiro pronto, reserve e deixe esfriar. Após o recheio frio, retire o ovo da forma e recheie, lembrando de adicionar uma camada fina de chocolate em cima do recheio para fechar o ovo.

Simples e fácil, podendo ser uma renda extra. No Distrito Federal as lojas do Fort Atacadista estão presentes em Taguatinga, Recanto das Emas, Ceilândia, Sol Nascente e Valparaíso de Goiás e abrem normalmente na Sexta-Feira Santa.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom