Projeto "Lê Pra Mim?" leva personalidades e artistas para escolas públicas da RMBH


Com o objetivo de incentivar a leitura desde a infância, o projeto "Lê Pra Mim?" leva artistas e personalidades para escolas públicas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A iniciativa acontece de 08 a 19 de maio em instituições de ensino municipais de Brumadinho, Sarzedo e Mário Campos. A ação é apresentada e patrocinada pela NTS (Nova Transportadora do Sudeste S/A), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

Serão realizados 20 encontros literários, dez em cada cidade. A cada encontro, dois livros infantis serão lidos, sendo um por uma personalidade e outro por um ator de teatro.  Todas as apresentações são realizadas com o acompanhamento de um intérprete de Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), que fará a tradução simultânea pessoas com deficiêmncia auditiva.

Nesta edição, de volta a Minas Gerais, já confirmaram presença a apresentadora Fernanda Keulla, a Miss Natália Guimarães, o jornalista Renato do Carmo, os atores Dandara Mariana, Dhon Augusto, Nilmara Gomes, Amaury Reis, Ilvio Amaral, Mauricio Cangussu, Sileide Lopes, Carlos Nunes, Fabiola Protzner e Kallu Araújo, além dos escritores Ângela Leite, Leo Cunha e José Carlos Aragão. Eles irão conduzir a leitura das obras escolhidas e partilharão também suas histórias de vida com as crianças. Ao final de cada encontro literário, todas as crianças levam para casa um livro infantil.

Programação:

Brumadinho

08/05 - 10h, 13h e 15h – E.M. Padre Vicente Assunção

09/05 - 10h, 13h e 15h – E.M. Leon Renaut

10/05 - 10h, 13h e 15h – E.M. Nilza de Lima Salles

 

Mário Campos

11/05 – 10 e 14h30 – E.M. Vereador Weld de Souza Maia

12/05 – 10h e 15h – E.M. Tarcício Campos

16/05 – 10 e 14h30 – E.M. Vereador Weld de Souza Maia

 

Sarzedo

15/05 – 10h e 14h30 – E.E. José Pereira dos Santos

17/05 – 10h e 14h30 – E.M. Neuza Cardoso Silva  

18/05 – 10h e 14h30 – E.M. Eva Fernandes Caldeira

19/05 – 10h e 14h – E.M. Professora Efigênia Mendonça Pinheiro

Sobre o projeto "Lê Pra Mim?"

Retomando às atividades presenciais, interrompidas de 2020 a 2022, por conta da pandemia, em 2023 o projeto acontecerá entre os meses de maio e setembro, beneficiando 7.000 alunos de escolas públicas municipais nas cidades de Brumadinho (MG), Sarzedo (MG), Juiz de Fora (MG), Macaé (RJ), Japeri (RJ), Paracambi (RJ) e Duque de Caxias (RJ).

O projeto é idealizado pela atriz Sônia de Paula e produzido por Marcelo Aouila, sócios na empresa Somar Ideias. O "Lê pra mim?" teve início em janeiro de 2010, no Rio de Janeiro e, a partir de então, foram realizadas 29 edições que circularam por 16 cidades. Ao longo deste período, 28 mil crianças foram beneficiadas e 27 mil livros foram doados. Durante a pandemia, o canal de leitura de livros infantil recebeu artistas que fizeram a leitura online de livros e obteve mais de 1 milhão de visualizações.

Mais de 650 artistas e personalidades reconhecidos nacionalmente participaram das leituras. Nomes como, Wanessa Camargo, Daniel, Viviane Araújo, Roberta Miranda, Denise Fraga, Ewa Vilma, Fátima Bernardes, Paloma Jorge Amado, Marília Gabriela, Maitê Proença, Reynaldo Gianecchini, Cláudia Raia, Gloria Maria, Edson Celulari, Débora Bloch, Zezé Polessa, Nicette Bruno, Julia Lemmertz, Laura Cardoso, Marisa Orth, Otávio Mesquita, Ronnie Von, Susana Vieira, Malu Mader e Antônio Calloni, entre outros.

As salas onde são realizados os encontros literários contam com 100 almofadas em formatos de livros grandes para receber as crianças de 04 a 10 anos. Para os professores, é oferecida uma capacitação cujo tema é o Pós Leitura, para que o incentivo à leitura seja prolongado após a passagem do projeto na escola. Aos pais, funcionários e demais membros do universo escolas, o Lê Pra Mim? oferece gratuitamente uma oficina online "Como ler para crianças", com dicas e técnicas para manter a criança ligada no livro que está sendo lido.

 

Lê Pra Mim? na web:

Blog e projeto: http://lepramim2010.blogspot.com.br

Facebook: @lepramim

Twitter: @lepramim  

Instagram: @projetolepramim

Youtube: www.youtube.com/@LEPRAMIM

 

EQUIPE TÉCNICA

Direção de Produção – Marcelo Aouila

Coordenação e Produção de Elenco – Sônia de Paula

Assistentes de produção – Lea Ianuzzi, Hugo Cayari e Gabriel Jansen

Produção das escolas - Renato Bavier

Capacitação de professores - Cecília Aouila

Cenografia e Designer gráfico - Essegaroto Aouila

Confecção de Almofadas – Nadir Lopes

Administração de redes sociais - Jorge Marques

Apoio de produção de elenco - Fa Mariano

Contador - Marcos Rossi

Patrocínio – NTS

Realização – Ministério da Cultura e Associação Cultural Somar Ideias

Equipe Belo Horizonte

Produção Belo Horizonte – Rubim Produções – Thiago Maia, Tatyana Rubim, Juliana Peixoto e Bruna Bof

Assessoria de imprensa – Grupo Balo – Heberton Lopes

 

Serviço:

Projeto LÊ PRA MIM?

Local: Escolas públicas de Brumadinho, Mário Campos e Sarzedo

Datas:

Brumadinho - de 08 a 10/05,

Mário Campos - dias 11 e 12/05

Sarzedo - de 15 a 19/05

Duração: 45min

Classificação indicativa: livre

Acessibilidade: intérprete de LIBRAS e acesso para pessoas com deficiência

Patrocínio: NTS

Realização: Ministério da Cultura e Associação Cultural Somar Ideias

 



Não contém vírus.www.avast.com

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom