Produzir 1 arroba a cada 15 dias? Conheça o Confinamento Expresso

Suplementação de animais a pasto também é alternativa para produtores que não querem ou não podem investir em infraestrutura do confinamento convencional


Foto: Pedro Oliveira.
 
A busca pela alta produtividade pode não ser tarefa fácil, já que para alcançar os objetivos previstos é necessário utilizar soluções novas, que vão além das convencionais, em manejo e nutrição. "Quando o pecuarista pensa em promover rápido ganho de peso, muitas vezes imagina que a infraestrutura e as técnicas de suplementação são bem mais complicadas do que realmente são na prática. Desenvolvemos o Confinamento Expresso para simplificar essa questão. Ele não exige investimentos em instalações e ainda diminui os possíveis gastos com compra e mistura de volumoso", conta Henrique Conti, Gerente Técnico de Beef da Trouw Nutrition.

 

O Confinamento Expresso reúne um conjunto de técnicas de suplementação nutricional intensiva de rebanhos criados em regime de pasto com altas quantidades de concentrado, e que proporciona ganhos de peso similares aos obtidos no confinamento convencional. "A estratégia consiste em manter os animais em pastagem e suplementação duas vezes ao dia de ração balanceada, na proporção de 2% do peso vivo (em média). O ganho de peso projetado é de 1 arroba líquida a cada 15", destaca Henrique Conti.

 

"A técnica de confinamento expresso deve ser feita com núcleo mineral mais farelo proteico energético e ureia, caso a mesma não esteja presente no núcleo. Também é possível utilizar o núcleo concentrado Bell Peso Express® adicionado de dois ou três alimentos – milho, sorgo, casquinha de soja ou polpa cítrica – misturados ao suplemento mineral que contém macro e microminerais, vitaminas, tamponantes, monensina, ureia e proteína verdadeira. Além de todos os benefícios, o sistema é simples, composto por infraestrutura para armazenagem, mistura dos ingredientes, pastagem vedada, bebedouro e 45 centímetros lineares de cocho para cada animal confinado", explica o especialista da Trouw Nutrition.

 

Conti explica que o principal diferencial do Confinamento Expresso está na formulação da dieta, já que ela proporciona ganho de peso sem gerar distúrbios de ordem metabólica. Dessa forma, qualquer categoria animal pode ser inserida no programa, desde que atenda às necessidades adequadas em termos de genética, condição corporal e sanidade para desenvolver engorda eficiente.

 

A Trouw Nutrition possui em seu portfólio produtos específicos para o sistema de Confinamento Expresso. "Nosso objetivo é fazer com que mais pecuaristas invistam na suplementação de acordo com a realidade do seu negócio, seja ela proteica, mineral, com vitaminas, nitrogênio não proteico e tamponantes. No final, as diferentes estratégias têm o mesmo objetivo: garantir maior eficiência no período de engorda do gado com menos recursos", completa Luiz Henrique Conti da Trouw Nutrition.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom