Simpósio internacional debate o bem-estar animal na cadeia de frangos, na capital paulista

 O evento vai reunir empresas de alimentos nacionais e globais, demais stakeholders e pesquisadores para debater as principais oportunidades e desafios do setor

A complexidade da avicultura moderna, somada às exigências de mercado e consumo, as constantes mudanças regulatórias e as demandadas por manejos mais sustentáveis com melhores padrões para a produção da cadeia, serão pontos de debate do Simpósio “Definindo o futuro do bem-estar animal na América Latina”, que será promovido pela startup brasileira Produtor do Bem, nos dias 12 e 13 de abril, em São Paulo.

Reunindo empresas de alimentos globais, demais stakeholders e pesquisadores, o evento vai levar a um amplo debate os desafios e oportunidades para o desenvolvimento colaborativo de um novo patamar de bem-estar animal na avicultura de corte.

A programação do primeiro dia do simpósio reunirá especialistas brasileiros e internacionais para discutir como as mudanças na regulamentação, no comportamento do consumidor e nas expectativas dos investidores e ONGs afetarão as abordagens corporativas sobre esse assunto. Espaço para as estratégias ESG de inovação e geração de valor por meio das boas práticas com os animais durante a apresentação professor do Instituto COPPEAD (UFRJ) nas áreas de Finanças e de Sustentabilidade Corporativa e doutor em Administração focada em Finanças, Celso Funcia Lemme.

As análises do desenvolvimento, gerenciamento e avaliações das estratégias globais de impacto social e ambiental, que são desenvolvidas pela companhia Earth Animal Ventures, serão explanadas pela Chief Impact Officer da empresa, Stephanie Harper Volo. A norte-americana vai destacar as ações corporativas com foco no bem-estar dos animais.

Os exemplos da Global Animal Welfare Coalition (GCAW), serão pauta das falas do Head of Food and Health na Chronos Sustainability, Nathan Rhys Williams. A empresa britânica também é responsável por assessoramento do programa global multi-stakeholders, que é o Business Benchmark on Farm Animal Welfare (BBFAW).

Momento também para as empresas globais de alimentos apresentarem uma visão compartilhada para a indústria alimentícia. Por meio de uma mesa-redonda, estarão reunidos o diretor de cadeias sustentáveis do Grupo Carrefour Brasil, Lucio Vicente; o gerente de desenvolvimento de proteínas no GPA, André Artin; o CEO da Korin Alimentos, Luiz Carlos Demattê Filho; a líder do programa de bem-estar animal no KFC Europa Ocidental, Jane Candido; o gerente executivo de Sustentabilidade na Seara Alimentos LTDA, Vamiré Luiz Sens Júnior; e a gerente de bem-estar animal da BRF S.A., Josiane Busatta.  

Exemplos no mercado

No segundo dia, especialistas em bem-estar animal da indústria, da academia e de organizações da sociedade civil discutirão as crescentes preocupações do público e de ONGs sobre o bem-estar de frangos de corte criados comercialmente. Os pontos críticos e as soluções para o tema serão analisados pela pesquisadora especialista em comportamento de frangos de corte da Universidade de Guelth (Canada), Stephanie Torrey. Atuando na Trouw Nutrition América do Norte, ela é referência mundial em pesquisas de linhagens de crescimento de frangos de corte e seus impactos no bem-estar animal.

As pesquisas sobre insensibilização de frangos por atmosfera controlada (CAS) como alternativa ao sistema elétrico de insensibilização também exploradas pelo pesquisador e Advisor da European Food Safety Authority (EFSA), Mohan Raj, que conta com mais de 30 anos de experiência em abate humanitário.

O evento também vai abrir espaço para cases de sucesso na transição para sistemas de produção de frangos de corte com alto nível de bem-estar. Serão ouvidas empresas globais de alimentos que começaram a abordar essa questão como parte de seu trabalho em direção a um sistema alimentar mais sustentável.

Neste momento, os estudos serão detalhados pela vice-presidente de Inovação Sustentável da Norsk Kylling, Hilde Talseth. A norueguesa foi uma das responsáveis pela implementação da linhagem de frangos Hubbard, que apresenta crescimento mais lento pela implementação dos requisitos globais do Better Chicken Commitment na Europa (ECC). Atualmente, é responsável pelo projeto de construção de um novo centro de incubação de alta tecnologia com soluções líderes mundiais.

“Um dos nossos principais objetivos é trabalhar oportunidades para os problemas da temática no bem-estar, que vem sendo um grande desafio para as indústrias na adoção das práticas. Nossa ideia é reunir diversos players para que possam nos ajudar a construir soluções para as problemáticas vivenciadas no Brasil, além de introduzir a Produtor do Bem como uma solução em certificação para produtores e empresas da América Latina”, pontua José Rodolfo Ciocca, CEO da Produtor do Bem.

 

Confira a programação completa do simpósio em https://produtordobem.com.br/simposio/.

 

SERVIÇO

Simpósio “Definindo o futuro do bem-estar animal na América Latina”

Datas: 12 e 13 de abril

Local: Hotel Intercity Paulista, Rua Haddock Lobo, 294, Cerqueira César, em São Paulo (SP)

Inscrições: Até o dia 11 de abril de 2023 em

https://www.sympla.com.br/evento/definindo-o-futuro-do-bem-estar-animal-na-america-latina-shaping-the-future-of-animal-welfare-in-la/1898341?lang=PT

 

Sobre a Produtor do Bem

A Produtor do Bem é uma startup social criada por uma rede de especialistas da academia, da sociedade civil e do setor privado, atuando na certificação dos sistemas de produção de alimentos. Nossa principal missão é estimular o consumo e a produção consciente, melhorando o bem-estar dos animais de fazenda e transformando o atual sistema em um modelo mais justo e sustentável.

Saiba mais em https://produtordobem.com.br/.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom