Prefeitura de Goiânia promove 1ª Cãominhada para conscientizar tutores sobre importância da adoção responsável e prevenção a maus-tratos de animais

Evento realizado na manhã deste domingo (02/04), no Parque Flamboyant, reuniu tutores, cães e defensores da causa animal. Gestão Rogério Cruz tem ampliado políticas públicas voltadas para a proteção animal, como pets places instalados em parque da cidade, e a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento Veterinário (UPAVet), no Setor Jardim Balneário Meia Ponte



Fotos: Jackson Rodrigues.

Ações de conscientização sobre a adoção responsável de animais, prevenção contra maus-tratos, exposição e distribuição de rações de empresas parceiras da causa animal marcaram a 1ª Cãominhada promovida pela Prefeitura de Goiânia, na manhã deste domingo (02/04), no Parque Flamboyant.

A primeira-dama Thelma Cruz, que representou o prefeito Rogério Cruz, destacou a importância do evento, na defesa da causa animal. “Essa primeira edição da Cãominhada é realmente um evento para conscientizar as pessoas sobre o cuidado com os nossos animais. Não podemos ficar inertes a tantos abandonos que constatamos na nossa capital”, observou.

Thelma Cruz afirmou que a prefeitura, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), vai continuar promovendo ações para o incentivo à adoção de animais, assim como o cuidado com os bichos, evitando maus-tratos.

Titular da Amma, Luan Alves disse que a determinação do prefeito Rogério Cruz é de que o projeto Cãominhada seja estendido a todas as regiões de Goiânia, como forma de integração do tutor com o seu animal. “Destaco que a maioria dos nossos parques ambientais já conta com os chamados pet places, para que os animais possam ter espaço para brincar e se divertir, juntamente com seus tutores”, pontua.

Segundo Luan Alves, uma das vertentes do evento é conscientizar as pessoas sobre a adoção responsável com o acolhimento de animais disponíveis que precisam de um lar. O evento também faz alusão ao Abril Laranja, mês de prevenção contra os maus-tratos aos animais.

Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Rafael Vieira parabenizou a Prefeitura de Goiânia pela edição da 1ª Cãominhada. “O Abril Laranja é voltado para a conscientização das pessoas sobre a adoção responsável de animais e de prevenção aos maus-tratos, e ter essa oportunidade de levar esses eventos para parques da cidade é extremamente necessário”, afirmou.

“O intuito desses eventos é realmente criar uma cultura de que o animal sente dor, que precisa de cuidado, tem que ter alimentação adequada, precisa de carinho, de atendimento médico. Isso tudo está relacionado à responsabilidade do tutor em relação à vida. E o Abril Laranja vem para isso, ou seja, para que os tutores tenham essa consciência de que animal não é brinquedo e nem presente”, pontua Rafael Vieira.

A delegada Simelli Lemes, chefe do Grupo de Proteção Animal da Polícia Civil, disse que a instituição foi convidada a participar do evento, que faz alusão ao Abril Laranja. “Nós vemos esse evento como muito importante, porque a maioria das pessoas, quando a gente vai averiguar alguma denúncia por maus-tratos animal, não tem noção do que configura crime. Entendemos que a conscientização é o melhor caminho”, afirmou.

Durante a realização da Cãominhada, houve exposição e distribuição de rações por empresas parceiras da causa, sorteio de três casinhas para pets, apresentação do Grupo de Operações com cães, distribuição de mudas e apresentação do pessoal dos Anjos da Guarda.

Em defesa da causa animal
O comprometimento da Prefeitura de Goiânia com a causa animal ganhou suporte com a inauguração, na semana passada, da Unidade de Pronto Atendimento Veterinário (UPAVet), no Setor Jardim Balneário Meia Ponte, pelo prefeito Rogério Cruz.

O espaço conta com dois centros cirúrgicos, estrutura para internação e recuperação de animais, e marca o retorno do serviço de castração animal em Goiânia após 10 anos. O investimento foi superior a R$ 2 milhões nas duas etapas da implantação, e é o único hospital veterinário totalmente custeado pelo tesouro municipal na Região Centro-Oeste.

A unidade funciona no Centro de Saúde e Bem-Estar Animal – Genoveva Rezende Machado/ São Francisco de Assis, e conta com todas as certificações sanitárias e do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/GO), como uma clínica particular, exigência do prefeito Rogério Cruz para atestar a qualidade do serviço oferecido para a população.

“Estamos entregando uma demanda antiga da população. Acompanhei todos os trâmites quando ainda era vereador e, com esse conhecimento sobre o processo, podemos hoje entregar à população uma unidade moderna para tratar os animais”, afirmou Rogério Cruz, durante a cerimônia.

A UPAVet conta também com salas de recuperação, escovação, triagem e ambiente de expurgo – utilizado para descarte de resíduos hospitalares. A estrutura tem, ainda, arsenal terapêutico, ambiente utilizado para guardar medicamentos, hall cirúrgico com acesso para a sala de preparação para cirurgia, e hall para as salas de fluidoterapia de gatos e cães, onde os animais serão internados.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom