UFG retoma ações para implementação do Câmpus Cidade Ocidental

Evento no município marcou inauguração de placa da área onde serão as futuras instalações



“Esse é um momento histórico, estamos aqui somando ideias, esforços, criatividades e sonhos”. Foi desta forma que a reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Pereira de Lima, descreveu o evento realizado em Cidade Ocidental, no último sábado (25/3). Integrantes da gestão superior da Universidade estiveram ao lado do prefeito Fábio Correa, vereadores, deputados federais e estaduais, empresários e outras lideranças do município para inaugurar a placa que marca a área onde serão as futuras instalações do Câmpus Cidade Ocidental da UFG.

O Câmpus foi criado em 2011, no entanto, a Universidade não dispôs de condições - principalmente de ordem financeira - para a implementação da nova unidade regional. A doação da área onde vai funcionar o Câmpus só foi obtida quatro anos depois, em 2015, quando a Empresa Sul Americana de Montagens (Emsa) oficializou a cedência de um terreno de 500 mil metros quadrados, próximo à região central da cidade, que fica no entorno do Distrito Federal.

O prefeito Fábio Correa afirmou que o município vai empreender todos os esforços possíveis para que o Câmpus seja implementado e ajude no desenvolvimento da cidade e da região. Ele destacou como ponto positivo o empenho de agentes políticos de diferentes partidos e ideologias que estão trabalhando em torno da causa comum.

“Nesse momento a minha filha deve pensar: será que eu vou estudar nessa Universidade? Imaginem quantos pais agora estão fazendo essa pergunta se os seus filhos terão essa oportunidade. A presença da Universidade muda a história de uma cidade e de uma região”, destacou Fábio.



Angelita Pereira de Lima disse que a retomada das ações para a implementação do Câmpus Cidade Ocidental acontecem agora porque há uma mudança na política de educação por parte do governo federal, que apoia a expansão das universidades. No entanto, a reitora alertou que há muito a ser feito até a efetivação do Câmpus.

“Os próximos passos não serão fáceis e serão longos, nós temos que a partir de hoje seguir junto ao Congresso Nacional porque nós temos que ter os recursos para construir, ter as vagas de professores, e tudo mais que envolve a implementação do Câmpus”.



Ao agradecer a deputada federal Lêda Borges, pela destinação de uma emenda de R$ 1 milhão para cercar a área, a reitora lembrou que essa será uma disputa virtuosa, a de quem vai destinar mais recursos para a efetivação do Câmpus.

“Uma lição que fica aqui hoje é a da persistência, se temos um projeto, se ele tem base na realidade, se ele tem fundamentação, é importante persistir e construir alianças”, finalizou Angelita.

No evento, a reitora assinou simbolicamente e entregou ao prefeito Fábio Correa o documento da UFG que criou a “Comissão das condições de viabilidade e requisitos necessários para a implantação do Câmpus da UFG em Cidade Ocidental/GO”.



Além da reitora, compuseram a comitiva da UFG em Cidade Ocidental, o vice-reitor, Jesiel Freitas Carvalho; o pró-reitor de Graduação, Israel Trindade; a diretora geral de Pós-Graduação Lato Sensu da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Larissa Matuda Macedo; a diretora de Orçamento da Pró-Reitoria de Administração e Finanças, Cássia Soares Duarte; o secretário adjunto da Secretaria de Infraestrutura da UFG, Hiatha Santos; e o assessor de assuntos institucionais da Reitoria, Tasso Leite.






Texto e fotos: Fabrício Soveral


Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom