Câmara de Valparaíso de Goiás vota em projetos voltados para a proteção de mulheres, crianças, idosos e animais

Nesta sexta-feira (12/05), a Câmara de Valparaíso de Goiás aprovou em primeira discussão dois importantes Projetos de Lei. Os PLs têm como foco principal a prevenção à violência contra mulheres, crianças e idosos, bem como a educação para um convívio harmonioso com animais e natureza

Foto: Cleben Lopes.

O primeiro projeto votado foi proposto pela vereadora Cláudia e visa instituir no calendário oficial do município a "Semana Quebrando o Silêncio". Este evento é realizado anualmente na semana que antecede o quarto sábado do mês de agosto. A iniciativa tem como objetivo prevenir e combater a violência contra crianças, mulheres e idosos. Além disso, o projeto propõe orientar as vítimas sobre como buscar ajuda dos órgãos competentes e oferecer orientação dirigida a pais, filhos, educadores e alunos sobre a violência contra esses grupos vulneráveis.

O segundo projeto, de autoria da vereadora Maria do Monte, define o "Programa de Palestras sobre Direito e Senciência Animal". Esse programa será desenvolvido nas escolas públicas da rede municipal de ensino, com o objetivo de fornecer aos alunos, pais, mães e profissionais da educação o conhecimento necessário para um convívio saudável com animais e a natureza. O "Programa Educação Animal na Escola" também tem como finalidade defender e difundir temas relacionados aos direitos dos animais, bem-estar animal, proteção e responsabilidade com os animais.

As atividades previstas neste projeto de lei incluem visitas a canis, escolas veterinárias ou correlatas, palestras com profissionais da área e da Secretaria de Meio Ambiente, apresentação dos animais e suas origens, além de palestras com protetores de animais, ONGs e rodas de conversa para esclarecer dúvidas.

A vereadora Cláudia Aguiar também apresentou um projeto de lei que torna obrigatório que as Unidades de Saúde prestem orientações e treinamentos de primeiros socorros durante o pré-natal em casos de engasgamento, aspiração de corpo estranho, asfixia e prevenção de morte súbita em recém-nascidos. A parlamentar ainda indicou um mutirão de vacinação contra a Covid-19.

Na Tribuna Popular, Wesley Garcia, professor da rede pública do Distrito Federal e ex-servidor da rede pública de Valparaíso de Goiás, discutiu questões sobre educação pública, estrutura e inclusão.

A Câmara de Valparaíso de Goiás segue conectada com a população, discutindo e aprovando projetos que visam o bem-estar dos cidadãos e do meio ambiente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom