Presença de gatos tem aumentado nos lares brasileiros

Alimentação correta, higiene e cuidados com saúde garantem longevidade aos pets felinos

De personalidade independente, a presença de gatos tem aumentado nos lares brasileiros. Cada vez mais pessoas têm optado por ter gatos como pets em casa. De acordo com o Censo Pet IPB, os gatos em lares domésticos somavam 27,1 milhões em 2022 e 25,6 milhões em 2021. A estimativa é que esse número cresça até 2,5% anualmente. Cuidados com alimentação e saúde podem levar o pet a ter uma vida média de 15 anos.


Nas prateleiras dos supermercados e atacarejos, o espaço de produtos para gatos foi crescendo e hoje já é bem proporcional aos destinados aos cachorros. “Temos variedade de marcas para ração, com especificações de idade, tamanho, além de produtos para higiene e utensílios específicos para os gatos e o espaço é praticamente igual ao que destinamos aos cães e isso prova que o público que vem adotando os felinos vem crescendo”, aponta o gerente do Fort Atacadista Ceilândia, Huender Moreira Lima.

Na lista de cuidados essenciais com os gatos, a dieta equilibrada é fundamental, já que os pequenos animais são carnívoros e precisam de proteína animal em sua alimentação. Alimentos industrializados para gatos são uma boa opção e é possível complementar com alimentos frescos, como frango ou peixe cozidos sem tempero. Dentre as frutas que podem ser oferecidas aos felinos, escolha entre maçã, melão, melancia, pera e banana, todas elas sem cascas, talos ou sementes, que podem ser prejudiciais. Muitos gatos podem não gostar, o que é comum já que sua alimentação preferida é a proteína animal.


Além da alimentação, é importante cuidar da saúde do gato e levá-lo regularmente ao veterinário para check-ups e vacinas. Também é importante manter a higiene do animal em dia, escovando seus pelos regularmente e cortando suas unhas quando necessário. Ao contrário do que muita gente imagina, os gatos podem sim gostar de banhos. Porém, como são sensíveis aos cheiros, procure por produtos específicos para eles e dê banho, ao menos uma vez por mês, com água morna preferencialmente e escove seus pêlos antes do banho para tornar o momento mais agradável. “No espaço de produtos para pets, os gatos já contam com shampoo, condicionador e até perfumes específicos para eles para evitar alergias”, complementa Huender.

Outra dica importante é garantir que o gato tenha um ambiente seguro e confortável em casa. É importante oferecer uma caixa de areia limpa e acessível para o animal, além de brinquedos e arranhadores para que ele possa se exercitar e se divertir.

Onde encontrar - No Distrito Federal, as lojas do Fort Atacadista estão presentes nas cidades de Ceilândia, Sol Nascente, Taguatinga e Recanto das Emas. Em Goiás, o Fort está localizado em Valparaíso. Para quem precisa de produtos para pets, a dica é aproveitar o Vuon Card, cartão exclusivo do Fort Atacadista, com descontos em centenas de itens e condições especiais de parcelamento.

- SOL NASCENTE | DF | Quadra QNP 27 Área Especial 01 S/N
- TAGUATINGA | DF | SDE Setor M Norte Qd. 1 Cj. A Lt. 1 – Av. Hélio Prates com M Norte | Taguatinga Norte
- CEILÂNDIA | DF | CNN 1 S/N | Centro
- RECANTO DAS EMAS  | DF |  Quadra 800 Conjunto 1, número 1 Lote 1 - Recanto das Emas
- VALPARAÍSO | GO |Rua Capitão Carlos da Silva (marginal da BR-040), Bairro Jardim Oriente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom