Grupo Pereira promove Encontro Anual da Pessoa com Deficiência

  Atualmente, mais de 600 PCDs trabalham no grupo, que é o sétimo maior varejista do país, dono de marcas como Fort Atacadista e Comper

 

A inclusão é um dos principais valores do Grupo Pereira, sétimo maior grupo varejista do Brasil. À frente de marcas como Fort Atacadista e Supermercados Comper, o Grupo tem em seu quadro atualmente mais de 600 colaboradores que são pessoas com deficiência e trabalham nas regionais de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, e no Distrito Federal.

 

Para integrar esse público, o Grupo Pereira promoveu em dezembro, nas unidades de todo Brasil, o 1º Encontro Anual da Pessoa com Deficiência. “Convidamos os PCDs para participar de um encontro regional com os gerentes e profissionais de Gente & Gestão. A ideia é celebrar o ano de 2023 e agradecer pelo trabalho realizado”, informa Adrileny Constantino, coordenadora de ESG do Grupo Pereira.

 

Em cada unidade, foi convidada uma instituição para realizar uma palestra com foco na valorização destes profissionais. No Distrito Federal, atualmente trabalham 50 PCDs nas lojas do Comper, Fort Atacadista e Bate Forte. Com vagas sempre disponíveis para PCDS, que podem ser consultadas no link: https://grupopereira.pandape.infojobs.com.br/, o Grupo Pereira se contrapõe à realidade nacional. Segundo uma pesquisa recente, divulgada pelo Catho, 44% das pessoas com deficiência estão desempregadas e em busca de um emprego e 49% afirmam já ter sofrido preconceito no ambiente de trabalho.

 

No Grupo Pereira, neste segundo semestre, uma das práticas que passou a ser adotada pela empresa em todo País é o Projeto Incluir. A iniciativa pioneira nasceu em Santa Catarina, onde o Grupo Pereira foi criado, a partir de uma parceria com a Fundação Catarinense de Educação Especial. “O Projeto Incluir é uma oportunidade para dar o primeiro emprego à pessoa com deficiência com uma carga horária reduzida. Durante os três meses de experiência, o profissional trabalha com jornada de quatro horas ao dia. Depois, dependendo de sua adaptação, ele pode ter sua carga horária aumentada para seis horas diárias, oito horas ou até permanecer trabalhando quatro horas por dia”, explica Paulo Silva, diretor de Gente & Gestão do Grupo Pereira.

 

Outra iniciativa feita em parceria com instituições de apoio à pessoa com deficiência é o trabalho assistido. Em algumas unidades, também durante o período de experiência, profissionais da APAE, acompanham esses colaboradores para facilitar a inclusão e a adaptação ao trabalho.

 

“O princípio do Grupo Pereira é de que a empresa é que deve se adaptar às pessoas com deficiência, quando abrimos espaços para elas. A verdadeira inclusão é construída em parceria com o próprio funcionário. É um aprendizado constante para o grupo e para toda a equipe”, resume Paulo Silva.

 

Sobre o Grupo Pereira:

Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira completou 61 anos de história em 2023. Atualmente, conta com 18 mil funcionários e 800 representantes comerciais autônomos nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. 

O Grupo Pereira tem mais 115 unidades de negócio, incluindo 31 lojas da rede de supermercados Comper, 56 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), cinco filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 18 lojas SempreFort (varejo farmacêutico), um broker, duas agências de viagens e dois postos de combustível. Além disso, o Grupo Pereira completa seu ecossistema de soluções ao incluir o braço logístico Perlog e os serviços financeiros da Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 1 milhão cartões emitidos, além de seguros e assistência odontológica.

 O Grupo Pereira é o primeiro varejista brasileiro a ser contemplado com o selo CAFE (Certified Age Friendly Employer), concedido pelo norte-americano Age Friendly Institute a empresas que promovem a contratação e retenção de funcionários 50+.

Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio da excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira também contribui para a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.


Fotos: Divulgação





Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
GDF
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom