Equipes da Equatorial Goiás restabelecem
fornecimento de energia para 97% dos clientes impactados pelo temporal de ontem
em Luziânia
Concessionária vem atuando desde o final
de semana para garantir a recuperação do sistema elétrico atingido fortemente
por rajadas de vento e descargas atmosféricas. Companhia segue empenhada até a
normalização completa.
A
Equatorial Goiás atua incessantemente desde que um forte temporal que segue
atingindo Luziânia, desde domingo (3). As chuvas intensas e duradouras
acompanhadas de ventos fortes e descargas atmosféricas, causaram a queda de
galhos de árvores sobre a rede, ocasionando rompimento de cabos, quebra de
cruzetas e queima de fusíveis, resultando na interrupção do fornecimento de
energia. Em algumas regiões, a dificuldade de acesso devido ao excesso de lama
tornou o trabalho das equipes mais complexo, mas a distribuidora tem ampliado
os esforços para contornar essas situações. Assim que as ocorrências foram
registradas, técnicos iniciaram os trabalhos de reconstrução da rede. A
instabilidade estava sendo alertada pela distribuidora e pelo Centro de
Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás, CIMEHGO.
Atendimento
das ocorrências
Durante
o final da manhã de hoje (5), a concessionária normalizou 97% dos clientes que
tiveram o fornecimento de energia impactos. A distribuidora reforça que não
existem bairros inteiros sem energia. A rápida atuação foi possível por uma
soma de fatores, como manobras telecomandadas do sistema feitas à distância,
permitindo maior agilidade, além de tecnologias instaladas na rede e no Centro
de Operações Integradas (COI).
Para
melhorar a conectividade entre as equipes e o COI, a distribuidora adotou o
sistema Starlink, que fornece internet de alta velocidade via satélite,
essencial para comunicação e monitoramento eficaz durante as operações. Com o
Starlink, as equipes acessam informações em tempo real, enviam relatórios e se
comunicam com os centros de operação sem interrupções.
Atuação
incessante
A
concessionária segue trabalhando ininterruptamente para recuperar o sistema
elétrico o quanto antes e afirma que não medirá esforços para energizar os
clientes com urgência, mesmo que alguns casos sejam considerados de maior
complexidade devido aos danos provocados pelo temporal.
Registro
de ocorrências
A
concessionária alerta sobre a importância do registro nos canais oficiais de
atendimento que funcionam 24h por dia:
• Atendente virtual Clara pelo
WhatsApp: 62 3243-2020;
• Aplicativo Equatorial Goiás,
disponível para download no Android e iOS;
• Agência virtual no site
www.equatorialenergia.com.br;
• Via SMS: envie uma mensagem para o n°
27949 com o texto Faltadeenergia XXXXXXX informando no "xxxx" sua
Unidade Consumidora (UC);
• Call center 0800 062 0196.
Ao
registrar as ocorrências, os consumidores contribuem para que a Equatorial
identifique as áreas mais afetadas e priorize as ações de restabelecimento da
energia elétrica. Além disso, o registro da ocorrência é fundamental para que a
distribuidora monitore e avalie continuamente a qualidade do serviço prestado.
Os canais são o melhor caminho para se comunicar com a companhia de energia e
acompanhar o andamento da ocorrência.
A
Equatorial Goiás reforça que, para este período de chuvas, está empenhada em
garantir atendimento ágil aos clientes, mesmo que a intensidade das chuvas
tenha superado as previsões dos especialistas.