Conversa com PAULO MELO: Candidato ao senado Chico Leite fala de suas ideias para defender o DF no parlamento

Na série de entrevistas intitulada de Conversa com PAULO MELO, conversamos com o candidato ao senado Chico Leite (REDE), ele é procurador de justiça de carreira e professor de direito penal e começou sua carreira política, ainda na Ceilândia, quando criou a CASA DE JUSTIÇA E CIDADANIA, que alfabetizou adultos e oferecia assistência jurídica a hipossuficientes, e  está no seu quarto mandato de deputado distrital, Chico Leite é candidato ao senado pelo DF com o número 180




1-) Porque decidiu ser candidato? 
Entrei para a vida pública movido fundamentalmente pelo sonho de trabalhar por causas e projetos para melhorar a vida das pessoas, sobretudo daquelas que mais precisam da política e do Poder Público. E nela permaneço para mostrar que, sim, é possível fazer política com ética e transparência, para servir e não para se servir, pelo interesse público e coletivo e não pelo interesse particular e individual, quase sempre inconfessável. 

2-) Quais as suas ideias para um DF melhor? 
O Distrito Federal tem uma população honesta e trabalhadora, que paga os altos impostos muitas vezes com sacrifício do próprio bem-estar e cumpre com suas obrigações. É gente bem, que quer o melhor para a cidade que escolheu para viver e criar os filhos e netos. O mínimo que o governo e os políticos devemos fazer pelo DF é cuidar das cidades e das pessoas, evitando e combatendo a corrupção que sangra os cofres públicos e garantindo que os recursos arrecadados cheguem aonde mais são necessários, Saúde, Educação, Segurança, Infraestrutura e Mobilidade, melhorando a qualidade de vida da população. Além disso, precisamos combater a guerra fiscal, que prejudica nossos empreendedores e os expulsa do Distrito Federal, para que eles possam gerar emprego e renda aqui, para a nossa população, que hoje sofre com o desemprego. 

3-) Se eleito, qual será o seu primeiro projeto? 
Quero levar para todo o país as propostas pioneiras que apresentei e aprovei aqui no DF: o fim das votações secretas no Congresso Nacional e em todas as assembleias legislativas e câmaras municipais, a exigência de ficha limpa para exercício de qualquer cargo público, a lei geral dos concursos públicos. Quero propor também penas mais rigorosas para quem comete feminicídio, violência doméstica e violência contra professores e profissionais da educação. E o fim do foro privilegiado, claro, que passa da hora de ser extinto, para mostrarmos que ninguém está acima da lei. 

4-) O que você vai fazer pra melhorar a saúde ? 
O critério de distribuição dos recursos do SUS precisa ser revisto, para se tornar mais justo e permitir melhor assistência. Além disso, trabalharei para trazer mais recursos para melhorar as condições de trabalho dos profissionais da saúde e o atendimento à população, de modo a que ninguém precise voltar para casa sem atendimento, ninguém precise sair da farmácia de alto custo sem remédio, ninguém tenha de ficar na fila da quimioterapia indefinidamente. E destinarei recursos das emendas orçamentárias do mandato prioritariamente para a rede de saúde do DF, porque penso que dinheiro público é para isto, para melhorar a qualidade de vida das pessoas. 

5-) O que você vai fazer para melhorar a mobilidade urbana? 
Se não investirmos na mobilidade urbana, o DF vai travar. Como senador, trabalharei incansavelmente para assegurar recursos para a gestão da política de mobilidade distrital, especialmente quanto a: 1) implantação da política cicloviária, de modo a garantir a segurança e incentivar o deslocamento da população por meio de bicicletas. Fundamentalmente os recursos devem ser destinados para ampliação da malha cicloviária, construção de estacionamentos seguros e integração da bicicleta ao metrô e aos ônibus; 2) adaptação da via férrea Luziânia-Brasília ao transporte público de massa. Fundamentalmente, os recursos devem ser utilizados para construção de estações de transbordo, ao longo da via, e adaptação dos trilhos. 

6-) O que você vai fazer para melhorar a educação e segurança pública? 
Assim como fiz como deputado distrital, destinarei prioritariamente recursos das emendas orçamentárias do mandato diretamente para as escolas públicas (via PDAF), para que sejam realizadas as melhorias do ambiente e das condições de trabalho e estudo para a comunidade escolar. E a par de medidas para aumentar os repasses da União para o Distrito Federal, manterei agenda permanente de fiscalização dos recursos do Fundo Constitucional do DF para evitar desvios e garantir a correta aplicação tanto no auxílio à nossa educação pública quanto na manutenção da segurança, como prevê a Constituição. Além disso, colocarei a minha experiência de quase 30 anos como promotor de Justiça para trabalhar pela revisão da legislação penal e processual penal a fim de combater a impunidade, evitando recursos protelatórios e dando celeridade ao julgamento e efetividade ao cumprimento da pena, especialmente dos criminosos de colarinho branco. 

7-) Deixe uma mensagem de otimismo para os seus eleitores? 
O Ministério Público, a polícia e o Judiciário fizeram a operação lava-jato. O eleitor pode domingo, agora, fazer a operação LAVA-VOTO. Não creio em mudança vinda dos políticos; acredito na força da população. Porque a maior reforma política é a que é feita nas urnas. Por isso pus meu nome e minha história de vida para, no Senado, defender direitos e cuidar das pessoas e da nossa cidade. Vamos fazer uma virada de 180 graus na política.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom