Instituição que é referência nacional nos cuidados a pessoas com deficiência intelectual completa 58 anos


O CENSA Betim, referência nacional no atendimento às pessoas com deficiência intelectual na vida adulta e autismo severo, se destaca quando o assunto é cuidar dos indivíduos com essa condição e de suas famílias. A instituição, que completa 58 anos de história neste mês de agosto, é reconhecida pelo seu trabalho realizado com uma da equipe transdisciplinar, que planeja e orienta os cuidados terapêutico a mais de 90 educandos que hoje contam com o suporte profissional especializado.

De acordo com Natália Costa, mestre em Psicologia e diretora do CENSA Betim, celebrar os 58 anos de atuação da instituição é uma alegria. "Chegar a quase seis décadas de serviços ininterruptos é um privilégio. Estamos perpetuando o legado deixado pela educadora Ester Assumpção e preservamos os valores que ela manteve na condução do trabalho. Assim como ela fazia, nossa equipe atua com muito carinho e busca sempre se atualizar para aplicar métodos e terapias que visem melhorar a qualidade de vida dos nossos educandos. Passamos por situações difíceis, principalmente nos últimos dois anos, que foi o período pandêmico, já que tivemos que suspender as visitas para preservar a saúde dos nossos educandos. Mas, graças ao esforço conjunto da equipe de colaboradores e claro, a parceria das famílias, seguimos em frente, com a certeza do dever sempre cumprido", comenta.

Natália Costa destaca que este é um momento marcante. "Queremos celebrar com a sociedade. Atendemos pessoas oriundas de todo o território brasileiro e com muita propriedade, sabemos que elas ainda são discriminadas e têm pouco espaço no âmbito social. Por isso, nestas quase seis décadas de história, reforçamos o nosso apoio e o nosso trabalho para o desenvolvimento de habilidades e competências que venham a contribuir para a inclusão social dos nossos educandos. São cidadãos com direitos civis que devem ser respeitados e hoje, mais que nunca, precisamos de dar visibilidade. Estamos sempre à disposição para fazer o melhor", comenta.

Sobre o CENSA Betim
O CENSA foi fundado em 1964 pela educadora Ester Assumpção, mulher à frente de seu tempo, que trabalhou com Helena Antipoff no Instituto Pestalozzi. Dona Ester, como era carinhosamente chamada, acolhia em seu próprio lar crianças com deficiência cujas famílias não podiam fixar residência em Belo Horizonte. Assim nasceu o CENSA, de um sonho, um ideal de uma educadora, cujo desejo de cuidar e amparar crianças com deficiência e suas famílias era genuíno e se materializou em quatro instituições por ela fundadas: CENSA, APEX, Instituto Ester Assumpção e Clínica São José.

"Lembrar de Ester Assumpção é honrar nossas raízes, zelar por esse legado que recebi e sinto-me privilegiada de servir com afinco e alegria. Sou da terceira geração de gestoras de uma organização que nasceu, primeiro no coração de uma mulher magnífica, e se materializou através de muitas mãos, sendo hoje referência nacional no atendimento transdisciplinar da pessoa com deficiência intelectual na idade adulta", pontua Natália Costa.

Natália Costa lembra que milhares de pessoas tiveram suas vidas transformadas pelo CENSA. "Nesses 58 anos, mais de dois mil alunos com deficiência intelectual já passaram por aqui, o que ajudou não só as famílias dos educandos, estimulando a inclusão e a educação, como também na formação de mão de obra especializada, já que antigamente o local abrigava o hospital Nossa Senhora D'Assumpção, que possuía residência médica na área de psiquiatria", relembra.

Com cerca de 100 educandos atualmente, a instituição possui uma equipe de profissionais da área da saúde e educação que somam esforços para criar condições favoráveis para o desenvolvimento e a inclusão desses indivíduos. Além disso, o CENSA é um espaço de formação e parceria com escolas públicas e privadas, além de faculdades e universidades. Seus profissionais estão sempre engajados na produção científica de artigos, livros e teses e, com isso, se mantêm atualizados na busca de soluções estruturadas para pessoas com deficiência intelectual e seus familiares.

CENSA Betim
Local: Rodovia Fernão Dias, Km 494 – S/N Betim – MG
Instagram: @censabetim
Facebook: www.facebook.com/censabetim/
Site: www.censabetim.com.br


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom