Ação conjunta entre HEF e HCN salva vida de gêmeas recém-nascidas

Com apoio do Corpo de Bombeiros e Samu, Isabela e Isadora foram transportadas, com a mãe, do Hospital Estadual de Formosa para o Hospital Estadual do Centro-Norte, em Uruaçu


O Hospital Estadual de Formosa (HEF) recebeu a paciente Cristiane Rodrigues, de 23 anos, em 30 de agosto de 2022. Grávida de gêmeas e em trabalho de parto, ela foi prontamente atendida pelas equipes assistencial e médica e encaminhada para o centro obstétrico. Após a cesárea, foi constatado que as recém-nascidas Isabela e Isadora precisariam de atendimento especializado de alta complexidade.

A equipe do HEF se mobilizou e realizou uma operação conjunta com o Hospital Estadual Centro-Norte Goiano (HCN) – referência nesse tipo de atendimento –, com apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros de Goiás. A ação foi realizada para transporte e transferência de das recém-nascidas para internação e cuidados em UTI Neonatal.

Isadora e a mãe, Cristiane, foram encaminhadas por via terrestre, em viatura do Samu. Isabela, com quadro clínico geral mais delicado, foi transferida em aeronave do Corpo de Bombeiros, que partiu do aeroporto de Formosa. As três pacientes foram recepcionadas e atendidas pela equipe multidisciplinar do HCN.

“Não medimos esforços para auxiliar a paciente e suas filhas. Agimos de maneira rápida para garantir a integridade, a saúde e o bem-estar de todas. A parceria com o HCN, Samu e Corpo de Bombeiros foi fundamental”, afirma Ana Brito, diretora do Hospital Estadual de Formosa.

Com apoio da equipe e acompanhamento especializado diário, o quadro clínico das gêmeas evoluiu positivamente e as meninas apresentaram boa recuperação e ganho de peso. Após 12 dias de internação, elas receberam alta no domingo (11/9) e puderam voltar para Vila Boa de Goiás, município de origem de Cristiane, já em aleitamento materno e recebendo todos os nutrientes necessários para continuarem saudáveis.

Cristiane lembra que, apesar da situação delicada, foi tudo muito tranquilo, pois os profissionais das duas unidades fizeram tudo por elas, do parto até transferência e cuidados com as meninas.

Para o diretor assistencial do HCN, João Batista Cunha, foi gratificante fazer parte da história dessa família, numa mobilização conjunta que envolveu inúmeros profissionais. E definiu a alta de Cristiane e suas filhas como mais um exemplo de que a união realmente faz a força e a diferença na vida das pessoas.

Ana Luiza Tanno (texto e foto)/Imed



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom