Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display





404

Página não encontrada

Início

A capacitação teve como foco casos de emergência intra-hospitalar

Simulação de paciente com parada cardiorrespiratória


O Hospital Estadual de Trindade (Hetrin) – unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) – administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED) – realizou um treinamento sobre parada cardiorrespiratória para a equipe multidisciplinar da unidade.

O treinamento foi realizado por Deivid Rodrigues da Silva, enfermeiro pós-graduado em Urgência-Emergência e Transporte Aéreo. O profissional, que também é instrutor da Associação Americana do Coração (AHA) no curso Avançado de Suporte de Vida Cardiovascular, conduziu a parte teórica do treinamento, orientando sobre o reconhecimento e tratamento de parada cardiorrespiratória em ambiente hospitalar, manuseio de vias aéreas durante PCR, farmacologia relacionada aos diferentes casos de PCR, comunicação entre equipe multidisciplinar e manejo e monitorização paramédica.

Segundo o palestrante, a velocidade de reação da equipe hospitalar é um dos fatores mais importantes para a recuperação dos pacientes. “A cada segundo sem reação dos profissionais durante um caso de parada cardiorrespiratória, suas chances de vida diminuem cerca de 10%”, afirmou.

Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), afirmam que a  parada cardiorrespiratória continua sendo uma das principais emergências cardiovasculares de grande prevalência ao redor do mundo. Durante o ano de 2021, mais de 198 mil óbitos foram causados por doenças cardiovasculares. Os números reforçam a necessidade de renovação dos protocolos e diretrizes sobre esses casos.

O treinamento foi direcionado às equipes de enfermagem e fisioterapia do hospital e teve como principal foco o ambiente hospitalar.

 

Simulação de atendimento hospitalar

 

A parte prática da capacitação foi comandada por um Supervisor de Enfermagem da unidade, Murilo Barcelos. Os profissionais trabalharam o gerenciamento de vias áreas, como realizar a avaliação primária e secundária de paciente em estado crítico e como realizar manobras em casos de parada respiratória em pacientes adultos.

Durante a iniciativa, diversos protocolos de ação foram trabalhados com os profissionais com o objetivo de reforçar o reconhecimento e o tratamento precoce de um paciente em parada cardiorrespiratória. A capacitação contou com o uso de manequins de treinamento em primeiros socorros, além de atividades em grupo e simulações em diferentes situações.

 

Assessoria de Comunicação do Hospital Estadual de Trindade (Hetrin)

 

Isabela Maione – isabela.maione@ecco.inf.br

Leave A Reply

DANNTEC ENGENHARIA