Com foco no aumento da produtividade nas granjas, Yes lança linha de fitogênicos na Pork Expo 2022

Produto entrega ação antimicrobiana, antioxidante, anti-inflamatória e resulta em melhor desempenho e status sanitário dos animais

A equipe Yes, empresa que desenvolve soluções biotecnológicas para uma nutrição animal eficaz, segura e sustentável, comemora seus resultados do lançamento da linha FitoGut Health realizado durante a Pork Expo, que ocorre nos dias 26 e 27 de outubro, no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu (PR).

No evento, que é voltado para destacar os avanços tecnológicos necessários para a evolução das mais diversas áreas da produção de carne suína, a companhia apresenta ao setor suinícola mais uma solução natural para a manutenção e prevenção da saúde e rendimento destes animais de produção. “A utilização de aditivos alternativos à antibióticos promotores de crescimento na nutrição animal tem se mostrado cada vez mais promissora para a produção de alimento segura, sustentável e lucrativa. A Yes oferece uma gama de tecnologias sustentáveis e tem as duas principais ferramentas alternativas que atuam na saúde intestinal e animal: os prebióticos, e agora os fitogênicos, para compor sua carteira de produtos”, aponta a gerente de pesquisa e desenvolvimento da Yes, Juliana Bueno.

Ela ressalta que o FitoGut Health reafirma o compromisso da empresa com a elaboração de produtos que respeitem o meio ambiente e a qualidade de vida dos animais e traz como benefício maior a produção de alimentos segura. “Os fitogênicos, que são a base da nova linha, são componentes naturalmente encontrados em plantas os quais possuem propriedades funcionais e são, majoritariamente, originários de metabólitos secundários dos vegetais, tais como os compostos terpênicos, flavonóides, compostos fenólicos e saponinas.”, conta.

Os aditivos fitogênicos mais utilizados são compostos por polifenóis, ácidos orgânicos, óleos essenciais, terpenóides e aldeídos. “No entanto, a combinação ideal dos grupamentos funcionais das moléculas faz-se necessária para uma maior bioatividade e eficiência. O novo aditivo fitogênico, destinado a nutrição de aves e suínos, contendo uma mistura de óleos essenciais e extratos naturais apresenta como principais efeitos a ação antioxidante, antimicrobiana, anti-inflamatória e aumento da absorção de nutrientes, resultando em um aumento da produtividade”, destaca Bueno.

Resultados positivos

Pesquisas realizadas no Instituto SAMITEC (Instituto de Soluções Analíticas, Microbiológicas e Tecnológicas), Rio Grande do Sul, Brasil, comprovam a eficiência de um novo fitogênico, composto por um blend de óleos essenciais e extratos naturais, sobre o desempenho produtivo e sanidade de suínos, desafiados E. coli. Confira:

Na produção de suínos, durante 42 dias experimentais, foram avaliados 24 leitões machos, no período de creche, com idade inicial de 24 dias e 6,421 kg de peso vivo médio inicial e divididos em três grupos:

Grupo controle (sem desfaio e sem fitogênico)

Grupo desafiado, sem fitogênico

Grupo desafiado, com inclusão do Novo Fitogênico* na dose de 0,5kg/ton.

No oitavo dia experimental, os animais foram desafiados, via gavagem oral, com 1,5 mL de solução contendo Escherichia coli (108 UFC), sendo que, os animais desafiados apresentaram menor consumo de ração e menor peso vivo. A inclusão do fitogênico foi capaz de atenuar estes efeitos deletérios.

O ganho de peso está diretamente relacionado ao melhor aproveitamento dos nutrientes da dieta, o que depende da melhor integridade intestinal dos animais, para a melhor absorção e digestão dos nutrientes. “O fitogênico melhorou a integridade intestinal dos animais desafiados, resultando em maior área de absorção intestinal”, conta a coordenadora técnica de pesquisas da Yes, Verônica Lisboa.

Além disso, o grupo de animais desafiados e que tiveram a inclusão do fitogênico à dieta apresentou o menor índice de fezes pastosas e líquidas. “Sabemos que episódios de diarreia figuram entre as principais causas de mortalidade em leitões por ocasionarem perda de líquidos, eletrólitos e nutrientes, levando a redução do ganho de peso, mortalidade e gastos com medicamentos. Assim sendo, o produto que estamos lançando no mercado é um aliado na manutenção da saúde dos suínos”, relata Lisboa.

Sobre a Yes

A Yes, empresa de biotecnologia em nutrição animal, desenvolve e produz aditivos nutricionais como adsorventes de micotoxinas, prebióticos, imunomoduladores, minerais orgânicos, blends, leveduras e derivados, com o objetivo de melhorar o desempenho e saúde dos animais. Todos os produtos estão de acordo com as mais rigorosas leis dos mercados mundiais, como Estados Unidos e Europa. Fundada em 2008, a Yes tem escritório-matriz em Campinas/SP, quatro plantas de produção, uma em Lucélia/SP, uma em Novo Horizonte/SP, uma em Borá/SP e uma em Narandiba/SP, um Centro de Logística e Distribuição em Lucélia/SP, outro em Cascavel/PR além da abertura, em 2020, de um novo CD localizado no México. Atua em todo o Brasil, além de exportar para mais de 42 países, estando presente nas Américas, Europa, África, Oceania e Ásia. Desde 2016 a empresa faz parte do portfólio de investidas do fundo de investimentos Aqua Capital.

Mais informações: www.yessinergy.com.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom