Entre a medicina e a política

Biografia de Ronaldo Caiado carrega a paixão por salvar vidas como médico e como homem público, em carreira política que teve início na década de 80

Foto: João Gomes.
 
O governador reeleito, Ronaldo Ramos Caiado, tem 73 anos e é natural de Anápolis (GO). Filiado ao partido União Brasil, é produtor rural e médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Caiado é casado com Gracinha Caiado e pai de quatro filhos: Anna Vitória Caiado, Ronaldo Caiado Filho (falecido em julho deste ano), Marcela Caiado e Maria Caiado.
 
Antes de chegar ao Executivo, Caiado foi eleito para seis mandatos no Congresso Nacional. Em 1990 foi o deputado federal mais votado de Goiás pelo PSD. Em 1998, 2002 e 2006 venceu eleições para a Câmara como representante do PFL. Em 2010, foi mais uma vez eleito como deputado federal pelo Democratas. Em 2014, candidatou-se ao Senado Federal, sendo eleito por Goiás com o percentual de 47,57% dos votos válidos.
 
Ronaldo Caiado ingressou na vida pública na década de 1980. Foi o fundador da União Democrática Ruralista (UDR) com o objetivo de defender os interesses dos proprietários rurais. À frente da UDR, juntamente com a Organização das Cooperativas Brasileiras e a Sociedade Rural Brasileira (SRB) organizou, em 1987, protesto que levou milhares de agricultores a Brasília. Em 1989, com o restabelecimento das eleições diretas para Presidente da República, candidatou-se ao cargo pelo Partido Social Democrático (PSD) e obteve 488.872 votos.
 
Descendente de família tradicional da política goiana, o avô de Ronaldo, Antônio Ramos Caiado, conhecido como Totó Caiado, foi deputado federal (1909-1921) e senador. O tio, Brasil Ramos Caiado, governou o Estado de 1925 a 1929 e depois ocupou o cargo de senador. O primo, Leonino Di Ramos Caiado, foi governador de Goiás entre 1971 e 1975.

Conheça o portal FOCO NACIONAL: foconacional.com.br

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos
Canaã Telecom